Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglishEspañol

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Área do conteúdo

Podcast PapoCom estreia 2ª temporada debatendo Comunicação e Infância

Data da publicação: 5 de março de 2021 Categoria: Notícias, Podcast PapoCom

Produzido pelo grupo de pesquisa Práxisjor, o podcast PapoCom deu início nesta sexta-feira, 5, à sua segunda temporada. No episódio de estreia de 2021, debatemos Comunicação e Infância. No contexto atual, de pandemia e isolamento social, as escolas fecharam. E as crianças passaram a ter mais tempo de casa. Nesse contexto, a criança passou a conviver com os processos remotos de educação. E a velha saída de entreter essas crianças com artefatos. É partindo dessa realidade que discutimos a relação comunicação e infância.

Para participar dessa discussão, convidamos as professoras Adriana Hoffmann (UNIRIO), Inês Vitorino (PPGCOM/UFC e vice-coordenadora do LabGrim) e Gilka Girardello (UFSC). As três pesquisadoras organizaram o dossiê “Pesquisas com infâncias e mídias: desafios e atuais inspirações”, publicado em janeiro de 2021 pelo Cadernos Cedes (vol. 41, número 113).

 

Confira o episódio: https://anchor.fm/papocom

SOBRE O PAPOCOM

Lançado em abril de 2020, o PapoCom é o podcast que discute as pesquisas realizadas no campo da Comunicação e os impactos que trazem para a sociedade. Para isso, sempre conta com a participação de pesquisadoras, pesquisadores e profissionais da área. A produção é do PráxisJor, grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC). Edgard Patrício, professor, e Bruno Balacó, mestrando, produzem o PapoCom. Ao longo da primeira temporada, o PapoCom produziu 29 episódios, que totalizaram quase 2 mil minutos de gravação.

O DOSSIÊ

Confira o texto de apresentação do dossiê “Pesquisas com infâncias e mídias: desafios e atuais inspirações”

Relação dos artigos do dossiê:

BARBOSA, M. I. B. et al. Um baú mágico: histórias e aventuras para crianças surdas numa Web TV. Cad. CEDES [online]. 2021, vol. 41, no. 113, pp. 65-74. ISSN: 1678-7110 [viewed 15 January 2021]. https://doi.org/10.1590/cc242484.

GIRARDELLO, G. et al. Crianças e mídias: três polêmicas e desafios contemporâneos. Cad. CEDES [online]. 2021, vol. 41, no. 113, pp. 33-43. ISSN: 1678-7110 [viewed 15 January 2021]. https://doi.org/10.1590/cc231532.

HOFFMANN, A. Infâncias, cultura visual e consumo: reflexões de pesquisas. Cad. CEDES [online]. 2021, vol. 41, no. 113, pp. 56-64. ISSN: 1678-7110 [viewed 15 January 2021]. https://doi.org/10.1590/cc232058.

SAMPAIO, I. V. et al. Crianças youtubers e o exercício do direito à comunicação. Cad. CEDES [online]. 2021, vol. 41, no. 113, pp. 14-22. ISSN: 1678-7110 [viewed 15 January 2021]. https://doi.org/10.1590/cc231374.

SILVA, P. et al. Por uma ética nas produções audiovisuais na cibercultura: a infância em vídeos virais. Cad. CEDES [online]. 2021, vol. 41, no. 113, pp. 23-32. ISSN: 1678-7110 [viewed 15 January 2021]. https://doi.org/10.1590/cc231463.

TOCANTINS, G. M. et al. Infância e mídias digitais: histórias de crianças e adolescentes sobre seus cotidianos. Cad. CEDES [online]. 2021, vol. 41, no. 113, pp. 76-83. ISSN: 1678-7110 [viewed 15 January 2021]. https://doi.org/10.1590/cc231445.

Acessar Ir para o topo