I EIIC – Encontro Internacional de Imagem Contemporânea (2009)

Resultado de imagem para teatro jose de alencar

Reunindo estudiosos e realizadores da América Latina e Europa para discutir a imagem na sociedade atual,  o Encontro Internacional de Imagem Contemporânea apresentou, de 12 a 17 de abril de 2009, em Fortaleza, as diversas maneiras de se pensar e fazer a imagem na atualidade.

O Encontro se propôs, partindo de novas perspectivas de compreensão e produção de imagens, a refletir sobre questões que visam diferentes apostas estéticas, éticas e políticas da imagem na contemporaneidade. Para isso, reuniu-se, em Fortaleza, pesquisadores, professores, estudantes e realizadores/profissionais de várias regiões do Brasil, Argentina, Portugal e França que, ao longo de seis dias, confrontaram diversas linhas de pensamento acerca do tema.

Envolvendo as imagens contemporâneas com as artes plásticas, o cinema, o vídeo, a fotografia, a performance e as mídias digitais, a abordagem e a essência das discussões promovidas se deram de forma transversal, proporcionando a interdisciplinaridade que o tema requer para ser amplamente discutido. Durante os seis dias foram realizadas mesas de debate, exposições, mostras de filmes, instalações e seleção de trabalhos acadêmicos.

Realizado pelo PPGCOM-UFC em parceria com a Especialização em Audiovisual em Meios Eletrônicos do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, o Encontro Internacional de Imagem Contemporânea teve como sede o Theatro José de Alencar e os aparelhos culturais da UFC.

Saiba mais: Site do Evento