Uname:Linux ppgcom 6.1.0-18-amd64 #1 SMP PREEMPT_DYNAMIC Debian 6.1.76-1 (2024-02-01) x86_64

PPGCOM Convida: Webinar em parceria com NihongoLab e Imago debate transcriações entre Japão e Brasil com Christine Greiner ((PUC-SP) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Área do conteúdo

PPGCOM Convida: Webinar em parceria com NihongoLab e Imago debate transcriações entre Japão e Brasil com Christine Greiner ((PUC-SP)

Data da publicação: 20 de outubro de 2026 Categoria: Eventos, Notícias

Webinar do NihongoLab e Imago reúne pesquisadora Christine Greiner (PUC-SP) para debater transcriações entre Japão e Brasil

Evento gratuito ocorre em 23 de outubro, às 18h30; inscrições vão até 22 de outubro e participação oferece certificado

📌 SERVIÇO

Webinar: “Transcriações de um Japão imaginado: conversas sobre corpo, arte e outras mídias”, com a professora e pesquisadora Christine Greiner

  • 💻 Local: Online/videoconferência
  • 📅 Quando: 23 de outubro, 18h30
  • 📋 Inscrições: Abertas e gratuitas (100 vagas) até 22 de outubro

Em 2008, como parte do centenário da imigração japonesa no Brasil, a professora e pesquisadora Christine Greiner e o pesquisador e produtor cultural Ricardo Muniz Fernandes lançavam, no Sesc Paulista, a curadoria da exposição Tokyogaki – Um Japão imaginado. Tratava-se de um projeto multicultural do pensamento: “o Japão como local de partilha daquilo que permanece na memória de cada não japonês, brasileiro e especificamente paulistano”. No projeto, coletâneas de fotografias e discussões, em livro, de um Japão interpenetrado pela presença do Brasil, e do Brasil pela cultura japonesa.

Quase vinte anos depois de sua publicação, as inquietações do trabalho ainda mobilizam as reflexões sobre a cultura japonesa e os Estudos Japoneses no país. Como parte das discussões do NihongoLab, Laboratório de Língua e Cultura Japonesa da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o grupo organiza, no próximo dia 23 de outubro, às 18h30, o webinar Transcriações de um Japão imaginado: conversas sobre corpo, arte e outras mídias. Conduzido pela própria Christine Greiner, o evento discute o Japão como ativador de processos de criação nas cenas, nas visualidades, corporeidades, identidades e outras temas do imaginário brasileiro, japonês e não japonês. As inscrições estão abertas até o dia 22 de outubro, gratuitas e com direito a certificado de participação.

Com conceituações trazidas a partir de outros trabalhos da autora, o encontro propõe discutir o Japão imaginado como momento para resgate de conversas sobre histórias de travessias e imaginações coletivas que aproximam o Japão do Brasil. Tendo viajado inúmeras vezes ao arquipélago e realizado pesquisas e colaborações das mais diversas matrizes, o NihongoLab convida o público para debate e diálogo sobre o que Greiner, a partir dessas experiências, ajuda a definir como um “Japão do aqui” repleto de “potência imaginativa”.

Mesmo que o projeto original aborde a presença japonesa na cidade de São Paulo, a ocasião expandirá as interseções, ainda, da cultura japonesa com o Nordeste, especialmente com o Ceará. No Estado, o grupo NihongoLab promove discussões quinzenais e presenciais congregando estudantes, docentes e demais pessoas interessadas. Atualmente, o grupo tem coordenação da professora Alexandra Seoane, do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Uece (PosLa-Uece) e do Curso de Letras da Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Litoral Leste (Fecil/Uece).

Para participar do webinar, o público interessado deve realizar inscrição no Portal de Eventos da Uece por meio do link dedicado até o dia 22 de outubro. As orientações de participação serão enviadas aos e-mails cadastrados no processo. O limite é de 100 vagas.

Com organização do NihongoLab e co-organização do Imago, Laboratório de Estudos de Estética e Imagem vinculado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM-UFC), o webinar consolida o planejamento de atividades de ambos os grupos, que colaboram em reuniões de pesquisa acerca das imagens do Japão no Brasil.

Sobre Christine Greiner

Professora livre-docente pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tem doutorado e mestrado pela mesma universidade. Além de professora, é pesquisadora, curadora e escritora, autora de trabalhos como Fabulações do corpo japonês e Leituras do corpo no Japão e suas diásporas cognitivas, ambos publicados pela N-1 Edições, seguindo, em uma de suas linhas de trabalho, discussões que reverberam suas contribuições também na área de Comunicação das Artes do Corpo. Seu repertório passa, ainda, pela filosofia, teoria das artes, linguística e ciências cognitivas.

🖼️ Cards de Divulgação do Evento

Card 1 - Webinar NihongoLab e Imago
Card 2 - Webinar NihongoLab e Imago
Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo