Nota de pesar (em razão do falecimento do professor Henrique Codato)
Data da publicação: 7 de fevereiro de 2020 Categoria: NotíciasPrograma de Pós-graduação em Comunicação
Universidade Federal do Ceará
Nota de pesar (em razão do falecimento do professor Henrique Codato)
Tentamos redigir algo em tom institucional sobre o professor Henrique Codato. Sua partida precoce e apressada nos deixou atônitas e atônitos.
Estudamos imagens, estudamos discursos, e reconhecemos, em momentos assim, o quanto a linguagem é falha e imprecisa. Salva-se por ser mundanamente poética, poesia que não aspira às alturas, mas mora nas coisas mais triviais – e que exige capacidades elevadas de gratuidade na alma.
Como quem aquece as mãos a roda de uma fogueira em uma noite fria, nos encontramos para afastar a tristeza e a solidão que essa partida nos fez experimentar e remendamos, aqui, alguns fiapos de conversa sobre ele:
“Como o professor Henrique me ajudou numa situação em que eu…”,
“Como o Henrique me incentivou quando…”; “Uma vez, o professor Codato me deu força”; “… me ensinou…”; “…ele me incentivou…”; “Henrique me apresentou…”; “Rimos muito quando…”
Mais do que sobre a capacidade crítica, a inteligência, a sagacidade, a agudeza, a competência e seriedade inquestionáveis do professor Henrique Codato gostaríamos de ressaltar hoje a sua capacidade de se colocar no lugar do outro, de acolher, de se implicar e de apoiar.
Institucionalmente podemos dizer de sua contribuição incansável ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará.
Mas ficamos com a lembrança, espalhada, difusa, pulsante do que não cabe em placas ou condecorações, porque se confunde é no coração e nas lembranças de cada uma e cada um de nós.
Obrigada, Henrique, obrigado, Henrique.
Texto da professora Gabriela Reinaldo, que representa o sentimento de todo o PPGCOM/UFC