Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Área do conteúdo

Sobre o PPGCOM

Histórico

O PPGCOM-UFC foi autorizado em dezembro de 2007 e iniciou suas atividades em março de 2008, tendo como objetivo fundamental fortalecer localmente a pesquisa e o ensino na área de Comunicação. O Programa delineou sua Área de Concentração de forma a integrar as diretrizes básicas do domínio da Comunicação e suas linguagens aos referenciais culturais próprios da sociedade contemporânea. A sua criação deu continuidade à história de formação de profissionais em Comunicação desenvolvida, por mais de 50 anos, pela UFC, na graduação, e, há mais de 20 anos, em nível de Pós-Graduação latu sensu, com as especializações em Teorias da Comunicação e da Imagem e, mais recentemente, em Meios Audiovisuais e Eletrônicos e em Jornalismo Científico – iniciativas importantes neste processo de qualificação de profissionais e pesquisadores na área, mas que, por sua própria natureza, continuavam ainda voltadas, sobretudo, para a atuação no mercado profissional. A criação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação stricto sensu visou a estimular a formação para a pesquisa acadêmica e para o magistério superior, suprindo um vácuo existente no Estado do Ceará e arredores.

Desde sua implantação, vêm sendo desenvolvidas ações para avaliar a dinâmica e a pertinência das pesquisas realizadas no interior de cada linha, de forma a identificar pontos de convergência entre os projetos. O PPGCOM visa uma formação mais dinâmica e menos segmentada – ainda que mantendo as especificidades das linhas –, um melhor resultado na formação dos mestrandos e, consequentemente, um desempenho mais favorável na avaliação quadrienal do Programa.

A articulação entre ações, as quais visam ao diálogo entre os modos de ver e pensar a contemporaneidade instaurados pelos processos comunicativos e as práticas socioculturais em sua relação com as mídias na sociedade, mostra a interdependência e, ao mesmo tempo, a complementaridade das Linhas de Pesquisa que compõem os alicerces do Programa, na medida em que contemplam os processos comunicativos em sua organização interna e em suas práticas socioculturais.



Coordenação – Gestão 2021/2023

​Coordenador: Prof. Dr. Ricardo Jorge de Lucena Lucas

​Vice-Coordenador: Profª. Drª. Silvia Helena Belmino Freitas

​Representante da Linha 1 (Fotografia e Audiovisual): Prof. Dr. Fábio Pezzi Parode

​Representante da Linha 2 (Mídias e Práticas Socioculturais): Profa. Dra. Helena Martins do Rêgo Barreto



Equipe da Secretaria:

Alexandrina Cássia Ramalho Oliveira (Assistente em Administração)



Regimento interno | Linhas de Pesquisa

Acessar Ir para o topo