Área do cabeçalho
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Área do conteúdo

Sobre o PPGCOM

Histórico

O PPGCOM-UFC foi autorizado em dezembro de 2007 e iniciou suas atividades em março de 2008, tendo como objetivo fundamental fortalecer localmente a pesquisa e o ensino na área de Comunicação. O Programa delineou sua Área de Concentração de forma a integrar as diretrizes básicas do domínio da Comunicação e suas linguagens aos referenciais culturais próprios da sociedade contemporânea. A sua criação deu continuidade à história de formação de profissionais em Comunicação desenvolvida, por mais de 50 anos, pela UFC, na graduação, e, há mais de 20 anos, em nível de Pós-Graduação latu sensu, com as especializações em Teorias da Comunicação e da Imagem e, mais recentemente, em Meios Audiovisuais e Eletrônicos e em Jornalismo Científico – iniciativas importantes neste processo de qualificação de profissionais e pesquisadores na área, mas que, por sua própria natureza, continuavam ainda voltadas, sobretudo, para a atuação no mercado profissional. A criação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação stricto sensu visou a estimular a formação para a pesquisa acadêmica e para o magistério superior, suprindo um vácuo existente no Estado do Ceará e arredores.

Desde sua implantação, vêm sendo desenvolvidas ações para avaliar a dinâmica e a pertinência das pesquisas realizadas no interior de cada linha, de forma a identificar pontos de convergência entre os projetos. O PPGCOM visa uma formação mais dinâmica e menos segmentada – ainda que mantendo as especificidades das linhas –, um melhor resultado na formação dos mestrandos e, consequentemente, um desempenho mais favorável na avaliação quadrienal do Programa.

A articulação entre ações, as quais visam ao diálogo entre os modos de ver e pensar a contemporaneidade instaurados pelos processos comunicativos e as práticas socioculturais em sua relação com as mídias na sociedade, mostra a interdependência e, ao mesmo tempo, a complementaridade das Linhas de Pesquisa que compõem os alicerces do Programa, na medida em que contemplam os processos comunicativos em sua organização interna e em suas práticas socioculturais.



Coordenação PPGCOM – Gestão 2021/2023

 

Coordenador: Prof. Dr. Ricardo Jorge de Lucena Lucas

Professor-Associado II do curso de Jornalismo do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM-UFC). Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPe). Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (1990) e mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Experiência na área de Comunicação e Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso e da enunciação jornalísticos, imprensa, infografia, narratologia, ficção, cinema, quadrinhos e teoria da Comunicação. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM-UFC) e do projeto de extensão Oficina de Quadrinhos – UFC. Contato: ricardojorge@ufc.br

Vice-Coordenador: Profª. Drª. Silvia Helena Belmino Freitas

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1987), mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2000) e doutorado em Comunicação pela Universidade de Brasília (2011). Atualmente é professora Associada I da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase nos temas: cidade, consumo, propaganda e marketing. Líder do Grupo de Pesquisa de Imagem, consumo, experiência urbana em processos/produtos de comunicação (GICEU), registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Contato: sbelmino@ufc.br

Representante da Linha 1 (Fotografia e Audiovisual): Prof. Dr. Fábio Pezzi Parode

Doutor em Estética pela Université de Paris 1 – Panthéon Sorbonne (2005), mestrado em Ciências da Comunicação pela UNISINOS (2000), Especialista em Design Estratégico pela UNISINOS (2008), graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estética e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, estética e comunicação, comunicação visual e design. É professor pesquisador em Design, Artes Visuais e Estética, com publicações na área; Realiza pesquisa sobre audiovisual, estética e processos minoritários. Foi editor do periódico científico Strategic Design Research Journal, www.unisinos.br/sdrj, de 2008 até 2015. É membro do Grupo de pesquisa CNPq Pintura Contemporânea em seu Campo Específico, liderado pela profa. Dra. Icleia Borsa Cattani – UFRGS; membro do Grupo de Pesquisa CNPq Semiótica e Estudos da Comunicação – GPESC, liderado pelo prof. Dr. Alexandre Rocha da Silva – UFRGS; e membro do Grupo de Pesquisa CNPq Design Estratégico para Inovação Social e Cultural, liderado pela profa. Dra. Ione Bentz. Realizou pós-doutorado sobre o tema Arte e Design com supervisão da prof. Dra. Icleia Borsa Cattani, do programa de pós-graduação em Artes da UFRGS e também realizou pós-doutorado na Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades (Comunicação) sobre Estética, Comunicação e Poder. Contato: fparode@gmail.com

Representante da Linha 2 (Mídias e Práticas Socioculturais): Profa. Dra. Helena Martins do Rêgo Barreto

Doutora em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB, 2018), com período sanduíche no Instituto Superior de Economia e Gestão (Iseg) da Universidade de Lisboa, financiado pelo Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) da Capes. É professora do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da UFC e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC. É editora da Revista EPTIC. Coordenadora do Telas – Laboratório de Pesquisa em Políticas, Tecnologia e Economia da Comunicação. Pesquisadora do GT Economía política de la información, la comunicación y la cultura da Clacso e do grupo Comunicação, Economia Política e Sociedade (OBSCOM/CEPOS). Possui mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2012) e graduação em Comunicação Social – Jornalismo (2009) pela mesma universidade. Associada à ULEPICC Brasil (União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura). Atua principalmente nos seguintes temas: Economia Política da Comunicação; políticas de comunicação; mudanças tecnológicas e sociedade; proteção de dados pessoais; vigilância. Foi titular do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) na primeira gestão do órgão (2014-2016) e jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (2012-2018). Contato: helena.martins@ufc.br



Equipe da Secretaria:

Alexandrina Cássia Ramalho Oliveira (Assistente em Administração) – Contato: secretaria.ppgcom@ufc.br



Regimento interno | Linhas de Pesquisa

Acessar Ir para o topo