Curso: A imagem do corpo feminino na mídia: Idealização corporal, publicidade e saúde mental
Data da publicação: 4 de novembro de 2020 Categoria: Curso, Eventos, Notícias
O grupo de pesquisa Comunicação, Cultura e Visualidades, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero (PPGCOM/FCL), e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC) convidam seus discentes e alunos de graduação das duas IES a participar do curso online e gratuito ‘A imagem do corpo feminino na mídia: idealização corporal, publicidade e saúde mental’, ministrado pelos Professores Rodrigo Daniel Sanches e Simonetta Persichetti e transmitido ao vivo via Plataforma Teams.
Observação: Haverá emissão de certificado (para quem assistir no mínimo 2 aulas integralmente) e valerá créditos para os mestrandos da Cásper.
Clique aqui e confira a Ementa completa do curso.
Conteúdo Programático
– Contextualização histórica das dietas e padrões de beleza corporal
– O sujeito do/no discurso midiático das dietas: a forma-histórica sujeito-capitalista
– A iconografia das dietas e a imagem circulante: a imagem como discurso
– Imagem e saúde mental: a força patogênica das imagens (podem as imagens causar adoecimento?)
– Jornalismo, publicidade ou entretenimento: a linguagem midiática do discurso das dietas e boa forma
– Lipofobia: efeitos midiáticos da perda de peso
– Dieta da quarentena: efeitos sociais do medo de engordar durante o isolamento
– Acesso, logo emagreço: tecnologia, informação e celebridades
– O conceito de corpo: espaço de construção de significados simbólicos
– A geometrização do corpo e a homogeneização da pele
– Grávida-perfeita: superação de processos naturais
– O selfie: representações simbólicas do “eu”
– A triste silhueta da tristeza: a ideologia da magreza mira o público infantil
– Efeitos de completude: repetidas histórias de perfeição materializadas no corpo-imagem
– Corpus Alienum: corpo estranho, estrangeiro, alheio à realidade
Professores: Rodrigo Daniel Sanches; Simonetta Persichetti
Público
Alunos dos cursos de graduação em Comunicação da Faculdade Cáper Líbero e Universidade Federal do Ceará; alunos/as e pesquisadores/as do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero (PPGCOM/FCL) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC).