Nasceu um Núcleo de Estudos: Retomada.
Data da publicação: 3 de fevereiro de 2022 Categoria: NotíciasRetomada! Fazer um movimento de volta, em busca do que nos foi negado, roubado, apagado da história escrita, dita “oficial”. Nas escolas, pelas mãos dos intelectuais brancos, nossa cultura virou folclore; nossos idiomas, dialetos; nossas religiões, superstições; nossa arte, artesanato (como nos lembra Galeano).
Eles só esqueceram que os nossos ancestrais guardavam, na memória e na oralidade, a força de resistir, de negociar e de reconstruir, nos momentos certos, a história com as próprias mãos. A comunicação sempre foi um dos nossos fortes, seja ela falada, corporificada, dançada, ritmada, desenhada ou escrita. Nossa comunicação extrapola os limites das canetas e busca, em biointeração com a natureza, tecer outras temporalidades, outros modos de vida e de afetos.
Hoje, te convidamos a juntar mão com mão e, em roda, reescrever as histórias silenciadas pelo colonialismo, colonialidade e pelo capitalismo contemporâneo. Te convidamos a sonhar junto um outro mundo possível. Um sonho que não se faz nas noites de sono, mas na ação e na desobediência epistêmica, política e teórica dos nossos fazeres diários.
Somos um Núcleo de Estudos, formado por pesquisadores indígenes, negres e trans. Somos uma semente de um debate ainda incipiente nas universidades, mas que, como semente, germina nossos horizontes e possibilidades. E somos, porque somos juntes!
Quarta-feira dia 23/02, faremos nosso primeiro encontro (remoto) de trocas, diálogos, construções e reconstruções. Você, que se sentiu tocade e convidade, é mais que bem vinde. Você, que se sentiu instigade a saber mais, saiba que esse é um espaço de acolhimento.
Vamos juntes?