🌎 Internacionalização do PPGCOM/UFC segue em alta – Doutoranda Amanda Noleto apresenta trabalho no VI Workshop Argentino-Brasileño do GEHBP
Data da publicação: 3 de dezembro de 2025 Categoria: Eventos, Internacionalização, NotíciasA internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC) permanece em destaque, impulsionada pela participação de suas(seus) discentes em congressos e atividades acadêmicas ao redor do mundo. Esses espaços constituem importantes oportunidades de diálogo com outras Instituições de Ensino Superior, além de favorecerem a circulação e o fortalecimento das pesquisas desenvolvidas no Programa.
Entre os destaques recentes está a doutoranda Amanda Noleto, que vem ampliando sua atuação em eventos internacionais, especialmente neste semestre, durante a realização de seu doutorado-sanduíche na Argentina. Entre os dias 25 e 27 de novembro de 2025, Amanda participou do VI Workshop Argentino-Brasileño de Historia Comparada y Conectada – Miradas transdisciplinarias, realizado no Instituto Guimarães Rosa (IGR), em Buenos Aires.
No congresso, a pesquisadora apresentou o trabalho “Televisão Pública e Identidade Social: um estudo comparativo entre a TV Brasil e a TV Pública Argentina”, no qual analisa narrativas públicas, políticas de radiodifusão e processos comunicacionais comparados entre Brasil e Argentina, com foco nas emissoras públicas dos dois países – objeto central de sua pesquisa de doutorado. Sua investigação conta com a orientação da professora Dra. Maria Érica de Oliveira Lima, no PPGCOM/UFC, e, durante o período do doutorado-sanduíche, também com a coorientação dx professorx Patricia Fogelman, docente da Universidade Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), instituição que acolhe seu estágio doutoral.
Sobre a importância do diálogo entre as instituições de ensino, Patricia Fogelman explica que o evento oportuniza maior intercâmbio entre os países e a possibilidade de cooperação no futuro. “O WAB é um fórum para fomentar o diálogo acadêmico entre o Brasil e a Argentina por meio da reflexão científica nas áreas de ciências sociais, humanidades e artes. Sem dúvida, o XVI WAB proporcionou inúmeras oportunidades de intercâmbio entre colegas de ambos os países, construindo pontes para a cooperação futura, compartilhando bibliografias e atualizações sobre recursos acadêmicos, iniciando discussões para acordos de cooperação bilateral e forjando redes de colaboração entre pesquisadores consolidados e estudantes de pós-graduação.”, afirma.
De alcance internacional, o encontro reuniu pesquisadoras(es) de diversos países, promoveu a apresentação de trabalhos, mesas de discussão e o lançamento de livros, sendo organizado pelo Grupo de Estudios de Historia de Brasil y Portugal (GEHBP). A presença de discentes do PPGCOM/UFC em eventos desse porte fortalece a internacionalização do Programa, amplia redes de pesquisa e, principalmente, dá visibilidade às investigações desenvolvidas no PPGCOM/UFC.

