BOLSA IMS DE PESQUISA EM FOTOGRAFIA – Edição 2019

Data de publicação: 9 de setembro de 2019. Categoria: Bolsa de Pesquisa, Notícias

Em sua edição 2019, a Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia tem por objetivo promover a realização de um estudo sobre a produção de Stefania Bril (1922-1992), em suas diversas facetas, a partir do arquivo produzido pela autora, buscando compreender sua contribuição para o adensamento do campo da fotografia no Brasil entre 1970 e 1992.

Além de preencher o formulário, os interessados devem enviar o projeto de pesquisa, entre outros documentos elencados no edital, para o endereço bolsadepesquisa@ims.com.br até o dia 4 de outubro de 2019.

Para a realização da pesquisa, o bolsista terá acesso ao arquivo de Stefania Bril, que se encontra sob a guarda do Instituto Moreira Salles. O arquivo inclui fotografias de sua autoria, produção textual, correspondência, recortes de jornal, entrevistas e produção fotográfica de terceiros. Parte das atividades de pesquisa deverá ser desenvolvida presencialmente na sede do Rio de Janeiro, incluindo encontros periódicos com a coordenação da Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia. Após o término do projeto, cuja duração máxima é de um ano, o pesquisador apresentará um relatório final, um artigo de conclusão do trabalho, além de proferir uma palestra aberta ao público sobre os resultados alcançados, em local a ser definido pelo IMS.

O pesquisador contemplado receberá o valor de R$ 30 mil, que será pago em 12 parcelas mensais de R$ 2.500,00. Para concorrer à bolsa, é necessário ter o título de mestre e, caso o candidato seja estrangeiro, residir no Brasil há um ano, no mínimo.

A Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia tem o objetivo de estimular o estudo da história da fotografia brasileira e das obras do seu acervo. A primeira edição, em 2018, baseada na produção de Marc Ferrez, recebeu um total de 45 projetos, a maioria encaminhada por pesquisadores do Rio e de São Paulo, mas houve também inscrições de candidatos do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal e Pernambuco.

Editais e anexos

Edital(em pdf)