Chamada de trabalhos para o encontro ANPOCS 2017

Data de publicação: 12 de abril de 2017. Categoria: Notícias

BANNER 41EAA

A ANPOCS – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais realizará de 23 a 27 de outubro de 2017 na cidade de Caxambu-MG, o seu 41º encontro anual. Entre os GTs e SPGs do evento, haverá um dedicado à discussão sobre Comunicação política e eleições no Brasil, coordenado por Thiago Sampaio e Michele Goulart Massuchin.

De acordo com a divulgação do GT, de tema recorrente ente pesquisadores do PPGCOM-UFC, serão recebidos trabalhos sobre as múltiplas relações entre mídia e processo eleitoral, tanto em âmbito local e regional quanto nacional. O objetivo é reunir trabalhos que analisem desde o modo como os partidos e candidatos se utilizam da comunicação na construção das campanhas até como os veículos fazem a cobertura jornalística e abordam o tema eleições, considerando meios impressos, os portais de notícia, os blogs e as próprias redes sociais. De modo complementar, e não menos importante, tem-se interesse por trabalhos que abordem a formação da opinião pública no contexto das eleições, o comportamento eleitoral e a importância das campanhas na decisão do voto.

Sendo assim, são seis os temáticos contemplados pelo SPG: i) cobertura jornalística das eleições; ii) opinião pública e decisão do voto; iii) debate público em período eleitoral; iv) estratégias de campanha online; v) propaganda política televisiva; vi) avaliação de governo. Aceitam-se estudos empíricos quantitativos e qualitativos, evidenciando ainda a relevância de estudos comparativos na área.

A chamada de trabalhos para o 41º Encontro Anual da ANPOCS segue até o dia 16 de abril de 2017. Saiba mais acessando o site do Encontro.