Disciplinas

O PPGCOM prevê a oferta, durante o ano letivo, de, no mínimo, 2 disciplinas obrigatórias: Fundamentos Teóricos da Comunicação e Metodologia de Pesquisa; e 4 optativas, por Linha de pesquisa, que são ofertadas ao longo dos dois semestres. O aluno também tem a possibilidade de cursar disciplinas de outros Programas, tanto da UFC, como de outras IES, desde que  com a anuência do Orientador e sejam aprovadas pelas Coordenações envolvidas.

O calendário de oferta de disciplinas é aprovado com, no mínimo, 90 dias de antecedência do semestre letivo e o processo de credenciamento dos docentes e das disciplinas pressupõe a tramitação e a aprovação em várias instâncias da universidade. Portanto, é fundamental a manutenção de oferta adequada ao longo dos 12 (doze) meses de formação inicial, período necessário para a obtenção dos créditos em disciplinas para se submeter ao Exame de Qualificação.

Anualmente, além de Estágio de Iniciação à Docência, o Programa oferece 2 disciplinas obrigatórias e 8 disciplinas optativas (4 para cada Linha de Pesquisa), cada uma delas com 4 créditos e aulas distribuídas em 16 semanas ou 64 horas-aula.

O objetivo das disciplinas obrigatórias é garantir a melhor inserção dos alunos na proposta do Programa que conta com docentes responsáveis pelo acompanhamento das pesquisas na área de Comunicação e Linguagem, possibilitando, desse modo, o estabelecimento de interrelações que permitem refletir sobre os processos de transformação da pesquisa e a reflexão sobre a comunicação como campo de conhecimento, assim como a conversão de produtos culturais em bens culturais.

Por outro lado, as disciplinas opcionais garantem a diversidade de temas, teorias e autores necessários à produção acadêmica atualizada e às especificidades de cada projeto, grupo ou pesquisa.

Clique aqui para ver o ementário completo atual ou navegue pelos cursos oferecidos.

Exibir: subpáginas.