Novos Olhares na fotografia contemporânea (2016)

O Colóquio Novos Olhares na fotografia contemporânea promoveu um debate sobre as principais linhas de força da fotografia contemporânea no Brasil, com a investigação sobre os diversos fatores – técnicos, estéticos e políticos – que contribuíram para a emergência e consolidação desse processo. Com esse objetivo em mente, o evento reuniu em Fortaleza, nos dias 24 e 25 de agosto de 2016, pesquisadores renomados no campo da fotografia e da arte contemporânea, como: Philippe Dubois, Antônio Fatorelli, Susana Dobal, Eduardo de Jesus, Ronaldo Entler, Geórgia Quintas, Silas de Paula e Osmar Gonçalves.

Ao todo, foram representadas seis grandes instituições nacionais: UFRJ, UFC, UnB, PUC-MG, PUC-SP e FAAP e uma internacional, Universidade Sorbonne Nouvelle (Paris 3). O objetivo era estreitar laços e promover o diálogo entre pesquisadores, fotógrafos e alunos de instituições diversas e ainda atender à demanda crescente por uma reflexão crítica na área de fotografia nos programas de pós-graduação.

Saiba mais: Site do Evento.