✨ Doutoranda do PPGCom vence prêmio internacional de jornalismo! ✨
Data da publicação: 24 de outubro de 2025 Categoria: Notícias, PrêmiosA jornalista e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCom/UFC), Thatiany Nascimento (@thaty.nasciment0), venceu a 4ª edição do Prêmio Lincoln de Jornalismo. Repórter do Diário do Nordeste, ela conquistou o primeiro lugar da premiação internacional com a série de reportagens “Castanhão: 30 anos do início da construção”, publicada em fevereiro pelo jornal.
O prêmio reconhece produções jornalísticas sobre Política Urbana, Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas, sendo promovido pelo Lincoln Institute of Land Policy, fundação sediada nos Estados Unidos que atua em temas relacionados ao uso do solo urbano como ferramenta para enfrentar desafios econômicos, sociais e ambientais.
🌎 Esta é a primeira vez que um veículo brasileiro conquista o primeiro lugar na premiação — uma conquista que reforça a relevância do jornalismo produzido no país e o compromisso com pautas de interesse público.
A premiação é dedicada à memória do jornalista brasileiro Tim Lopes, assassinado no Rio de Janeiro. Realizado desde 2022, o Prêmio Lincoln de Jornalismo é voltado a profissionais que atuam na América Latina. Esta é a primeira vez que um veículo brasileiro conquista o primeiro lugar. As edições anteriores premiaram o N+ Focus (México, 2022), Ojo al Clima (Costa Rica, 2023) e Tierra de Nadie (Equador, 2024). No Brasil, a Folha de S.Paulo já havia recebido uma menção honrosa em uma das edições anteriores.
🎓 O PPGCom/UFC parabeniza Thatiany Nascimento por essa conquista e reconhece a importância do seu trabalho e da sua pesquisa para o fortalecimento da comunicação pública, do jornalismo investigativo e da produção científica comprometida com a democracia e a transparência.
👏 Que essa vitória inspire outros pesquisadores e jornalistas a seguirem contribuindo com uma comunicação ética, crítica e transformadora!
📅 A cerimônia de entrega ocorrerá em 7 de novembro, durante a Conferência Latino-Americana de Jornalismo Investigativo, na Universidade de Palermo. Thatiany também participará de uma mesa de debate sobre “jornalismo e território”, ao lado dos representantes do segundo e do terceiro lugar.

