Curso de Jornalismo e Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFC oferecem curso de extensão em ‘Jornalismo independente de olhar periférico’

Data de publicação: 5 de março de 2024. Categoria: Notícias

O Curso é direcionado a profissionais jornalistas de iniciativas de jornalismo independente de todo o Brasil e está atrelado à disciplina do mesmo nome, ofertada de forma compartilhada entre graduação e pós-graduação.

Justificativa
O jornalismo independente é caracterizado por sua diversidade. O Curso de Extensão ‘Jornalismo Independente de Olhar Periférico’ busca dialogar com diversas iniciativas de jornalismo independente na tentativa de identificar alguns marcadores comuns à sua atuação.

Objetivo
Vivenciar um ambiente de troca de experiências e fortalecimento das iniciativas de jornalismo independente, a partir da atuação profissional de jornalistas.

Conteúdos
O Curso proseia com essas iniciativas sobre algumas dimensões que podem ser consideradas estruturantes em suas ações de produção jornalística. São elas… Pistas conceituais, na tentativa de apreender que modelo de jornalismo é apropriado por essas iniciativas; seus princípios e práticas de atuação, buscando compreender suas rotinas de trabalho; as relações que desenvolvem com as audiências, principalmente considerando suas vinculações territoriais; as formas de gestão, percebendo as dinâmicas na tomada de decisão; as estratégias de sustentabilidade, e suas vinculações com a noção de independência; as aproximações de sua atuação com orientação à educação midiática, diante dos processos de desinformação; como a plataformização impacta seus princípios e práticas.

Dinâmica
Para cobrir essas discussões, o Curso de Extensão se desenvolve por meio de rodas de conversas entre a(o)s participantes e representantes de iniciativas de jornalismo independente, ancoradas em textos acadêmicos que tratam de cada uma dessas dimensões. Devido à diversidade inerente a essas iniciativas de jornalismo independente, as representações das rodas de conversa buscam contemplar iniciativas de diferentes continentes e regiões, porte, orientadas a públicos específicos, atravessadas por uma orientação de gênero, raça, etnia e outras especificidades.

Resultados
Ao final da disciplina, espera-se construir ideias que sugiram possíveis projetos coletivos de pesquisa aplicada e/ou projetos coletivos de iniciativas de jornalismo independente, como contribuição ao exercício profissional do campo. O Curso de Extensão é compartilhado com a graduação em Jornalismo e pós-graduação em Comunicação da UFC.

Modalidade
Vai funcionar no sistema híbrido, com participação presencial de estudantes da graduação e pós-graduação da UFC; e online para estudantes de outros PPGs e participantes do Curso de Extensão. As rodas de conversa acontecem às quintas-feiras, de 18h30 às 20h30, nas dependências do Curso de Jornalismo da UFC (para participantes presenciais) e via plataforma Meet (para participantes a distância).

Número de vagas

Inscrição
Encaminhar mensagem (assunto ‘Curso de Extensão – Jornalismo Independente’) com dados (nome, iniciativa de jornalismo independente da qual participa, cidade, estado, e-mail, celular, quantos anos de experiência no jornalismo) para edgard@ufc.br.

Certificação
Vai ser concedido certificado de extensão, emitido pela Universidade Federal do Ceará, com 32 horas de carga horária, a quem participar de 80% das rodas de conversa.

16 encontros.

Início das atividades