Discentes do PPGCOM UFC participam do Intercom Nordeste

Data de publicação: 28 de fevereiro de 2024. Categoria: Notícias

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC) estará representado no Intercom Regional. Neste ano de 2024, os Grupos de Trabalho (GTs) foram abertos para novas propostas. O corpo discente do PPGCOM propôs uma série de GTs em parceria com discentes, seja do próprio PPGCOM da UFC ou de colegas de outras instituições do Nordeste, e os seguintes foram aceitos para receberem proposição de trabalhos no evento.

O corpo discente está orgulhoso pela diversidade de temas que permitem um olhar multidisciplinar para os estudos da Ciências da Comunicação.

O Intercom Regional acontecerá em Natal na UFRN nos dias 8, 9 e 10 de maio.

As inscrições têm início a partir de 29 de fevereiro. (para mais informações aqui está o site do Intercom)

GT de Comunicação e Esporte

Proponentes: Raniery Soares Lacerda e Bruno Anderson Ferreira Balacó

Ementa: O objetivo do GT Comunicação e Esporte é proporcionar um espaço de apresentação e debate de trabalhos que versem acerca desta temática, no âmbito do Intercom Nordeste. Alguns temas de interesse que podem ser abordados no GT: Narrativas Esportivas na Mídia (investigação das estratégias narrativas utilizadas em transmissões esportivas; cobertura jornalística e produção de conteúdo em meios tradicionais e em plataformas digitais); Impacto das Redes Sociais (estudo sobre o papel das redes sociais na construção da identidade de atletas, no engajamento dos fãs e na disseminação de notícias esportivas); Inovações Tecnológicas no Jornalismo Esportivo (exploração de novas tecnologias (novas formas de interação com a audiência, podcasts, realidade virtual, inteligência artificial e análise de dados), e seu impacto na produção e consumo de conteúdo esportivo); Diversidade e Inclusão no Esporte (análise crítica da representação de gênero, raça, etnia e orientação sexual na cobertura esportiva).

GT de Comunicação, Linguagens e Quadrinhos

Proponentes: Thiago Henrique Gonçalves Alves e Lya Brasil Calvet

Ementa: O formato moderno dos quadrinhos, com origem no século XIX, é inicialmente veiculado em meios massivos, como o jornal e a revista, ao mesmo tempo que dialoga criticamente com textos clássicos, tradições e pautas sociais. Segundo Luyten, “o quadrinho é um produto com raízes populares, e mais popular ainda foi sua difusão. (…) Desde o início, sua característica foi a de comunicação de massa, uma vez que atingia um público enorme” (1987, p. 9-10). Entre imagens, palavras e quadros, o sistema dos quadrinhos apresenta um tipo peculiar de complexidade, na medida em que se baseia na “solidariedade icônica” (Groensteen, 2015, p. 27), isto é, na coexistência de imagens interligadas. Com suportes cada vez mais variados (impressos, artesanais, digitais, híbridos), os quadrinhos ganham relevância nos estudos de comunicação. O Grupo de Pesquisa Oficina Invisível de Investigação em Quadrinhos (OIIQ) da UFC propõe o GT “Comunicação, Linguagens e Quadrinhos” com o objetivo de dar voz à temática dos quadrinhos e trazê-la para o foco dos estudos comunicacionais, promovendo reflexões sobre as diversas possibilidades de análise que professores, pesquisadores e estudantes podem compartilhar. Trabalhos que tratem de qualquer âmbito da comunicação e dos quadrinhos, a exemplo das questões relativas, mas não limitadas, a estudos culturais, marketing, semiótica, estética, design, são bem-vindos.

GT de Desinformação, educação midiática e fact-checking

Proponentes: Thiago Henrique de Jesus Silva e Marta Thaís Alencar Cosme

Ementa: A disseminação de informações imprecisas e enganosas tem se tornado uma preocupação crescente na era digital, conforme apontado por Wardle e Derakhshan (2017). Em contraposição a esse cenário, o fact-checking, uma prática jornalística baseada em evidências, emerge como uma ferramenta crucial para promover transparência e integridade informativa. No Brasil, diversas iniciativas de fact-checking incorporam métodos de educação midiática em suas abordagens, visando capacitar os usuários a discernirem entre informações falsas e conteúdo de qualidade. A Unesco destaca no documento “Alfabetização midiática e informacional: diretrizes para a formulação de políticas e estratégias”, de 2016, as habilidades essenciais para que as sociedades possam avaliar informações e produzir conteúdo midiáticos de forma crítica. O objetivo deste GT é explorar o papel da educação midiática associada à prática de checagem de fatos. No cenário brasileiro, testemunhamos o surgimento de agências e departamentos de checagem, como a Agência Lupa e Aos Fatos, que buscam não apenas fortalecer a confiança na imprensa, mas também promover atividades educativas para instruir a população. A combinação da verificação de fatos com a educação midiática emerge como uma abordagem eficaz para capacitar os indivíduos a se tornarem consumidores de informação mais críticos.

GT de Processos Midiáticos, Infâncias e Juventudes

Proponentes: Maria Soberana de Paiva e Marcia Maria Ximenes

Ementa: Este GT se propõe a discutir a presença de crianças, adolescentes e jovens nos diversos processos de produção, circulação e apropriação das mídias analógicas e/ou digitais na contemporaneidade, considerando as suas relações com temáticas interdisciplinares. Como temas de interesse busca reunir pesquisas que envolvam discussões sobre: Éticas, técnicas e estéticas nas produções culturais infantojuvenis; Consumo midiático e suas representações: corpos, gêneros, raças/etnias e classes; Educação midiática, práticas educomunicacionais e metodologias ativas com crianças, adolescentes e jovens; Inclusão digital, plataformização e mercantilização das vivências infantojuvenis; Segurança, privacidade e políticas públicas de comunicação voltadas para crianças, adolescentes e jovens.

Fonte: Intercom