Evento #NaRedeComLabGRIM – 02.06.2
Data da publicação: 1 de junho de 2022 Categoria: Eventos, NotíciasNovos ambientes de aprendizagem são foco de próxima edição da série #NaRedeComLabGRIM
O Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (LabGRIM), vinculado ao Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC), promove mais uma edição da série #NaRedeComLabGRIM, tendo como assunto “Novos ambientes de aprendizagem: antigos e novos desafios”.
Previsto para o dia 02 de junho, quinta-feira, a partir das 15h (horário de Brasília), o encontro reinicia a programação da série de eventos digitais do laboratório em 2022, que desde o ano passado tem sido viabilizada por meio de parceria com o Instituto Ubíqua e desenvolvido diálogos entre pesquisadores(as) brasileiros(as), estadunidenses e latinoamericanos.
O foco do debate é um tema de grande interesse social, que mobilizou educadores, famílias e educandos no passado recente. Após mais de dois anos de uma pandemia mundial que se encontra em seus últimos ecos, a era da covid-19 desenraizou os sistemas educativos em todo o mundo. Educadores e administradores foram obrigados a mudar suas práticas em meio a múltiplos desafios sociais. Estudantes e famílias precisaram se adaptar à “aprendizagem pandêmica”, incluindo modificações programáticas que nenhum projetista educacional teria planejado criar.
A transposição – com inúmeras adaptações bem ou malsucedidas, a depender do contexto – da principal arena de aprendizagem da sala de aula para as residências impactou a forma de compartilhar e de processar os conteúdos de maneira inegável. Alguns desafios já existiam no regime presencial e permaneceram; por outro lado, outras questões inéditas surgiram com o ensino remoto.
Para discutir todas essas mudanças, o #NaRedeComLABGRIM recebe como convidada Elisabeth Sylvan, diretora geral do Berkman Klein Center para Internet e Sociedade da Universidade de Harvard. Ela se dedica ao estudo de sistemas sociotécnicos que apoiam a criatividade, o conhecimento compartilhado e a colaboração. No BKC, lidera uma variedade de iniciativas educacionais e de pesquisa sobre tecnologia e educação, autodeterminação digital, dentre outros temas. Também coordena o programa BKC Research Sprint.
Mestre e PhD pelo Laboratório de Mídia do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), Estados Unidos, a Drª Lis Sylvan já foi vice-presidente de Educação no Museu de Tecnologia do Vale do Silício; fellow e diretora de Aprendizagem e Comunidade na Manylabs, organização sem fins lucrativos que trabalha com ferramentas científicas de código aberto; e pesquisadora na empresa de P&D em educação TERC.
A segunda convidada será Priscila Gonsales, diretora-fundadora do Instituto Educadigital, pesquisadora da Cátedra em EaD da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) na Universidade de Brasília (UnB). Priscila possui Master em Educação, Família e TIC pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha) e é doutoranda em Linguagens e Tecnologias pela Universidade Estadual e Campinas (UNICAMP).
Priscila faz parte do grupo de fellows em Empreendedorismo Social da Ashoka, atuando na área de educação e cultura digital desde 2001. É integrante do comitê de especialistas da pesquisa TIC Educação e assinou diversas publicações voltadas para educadores e gestores educacionais.
A mediação ficará a cargo da Profª Inês Vitorino Sampaio, docente do Curso de Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC), pesquisadora do LabGRIM e professora associada ao Berkman Klein Center da Universidade de Harvard no biênio 2021-2022.
Os participantes terão direito a certificado de participação mediante inscrição prévia, que pode ser feita no link https://www.nestante.com. br/labgrim22/. O evento on-line contará com tradução simultânea inglês-português.
A série #NaRedeComLabGRIM é voltada para estudantes, professores, pesquisadores, mães e pais, além do público interessado em dialogar sobre infância, juventude e direitos. Trata-se de uma realização do LabGRIM, com apoio do Instituto de Cultura e Arte (ICA), do Instituto Universidade Virtual e do PPGCOM-UFC, além de parceria da Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências (RECRIA) e da Rede Interinstitucional de Ações Coletivas de Universidades do Brasil e da América Latina (RIA 40Tena).
Fonte: Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (LABGRIM) – e-mail: grim.ufc@gmail.com