SCCC – Seminário Comunicação, Cultura e Cidadania (2010)

Realizado em setembro de 2010, o SCCC – Seminário Comunicação, Cultura e Cidadania proporcionou 3 dias de intensa programação relacionada à pesquisa nas áreas de comunicação e cultura. As atividades aconteceram na Casa Amarela e no Museu de Arte da UFC.

Programação do Evento

22/09/2010

09h30  –  Conferência de abertura “Comunicação, cultura e ação cívica: mediações entre o espaço público social, cultural e contemporâneo” | Bernard Miège – Universidade Stendhal, Grenoble 3 (França)

14h30 – Mesa redonda “Comunicação, Cultura e Política”: Efendy Maldonado – UNISINOS (RS), Márcia Vidal – UFC (CE), Catarina Farias – UECE/UFC (CE), Mediação: Rejane Carvalho – UFC (CE)

17h – Conferência “Comunicação, Cultura e Cidadania” Albino Rubim – Universidade Federal da Bahia,

19h – Abertura da Exposição Práticas de Comunicação para a Cidadania

Lançamento de livros:

• “A Sociedade tecida pela Comunicação – Técnicas da Informação e Comunicação entre inovação e enraizamento”. Autor: Bernard Miège
  • “A internet na América Latina” e “Metodologías transformadoras: tejiendo la   red en comunicación, educación, ciudadanía e integración en América Latina”. Autor: Efendy Maldonado
  • “Políticas Culturais no Governo Lula” e “Políticas Culturais para as Cidades”. Autor: Albino Rubim

23/09/2010
08h30 – Apresentação de artigos nos Grupos de Trabalho (GTs)

14h30 – Mesa redonda “Comunicação e Juventude”: Rose Rocha – ESPM (SP), Alexandre Barbalho – UECE/UFC (CE), Inês Vitorino – UFC (CE), Mediação: Deisimer Gorczevski – UFC (CE)

17h – Conferência “De onde vem o poder das imagens que invadem nossas casas e nossos corpos? A comunicação entre as ciências sociais e as ciências da cultura”, Norval Baitello Jr – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

19h30 – Narrativas em volta do Fogo: seu Vavá, um operador de ilusões

8 às 19h – Exposição Práticas de Comunicação para a Cidadania

24/09/2010

08h30 – Apresentação de artigos nos Grupos de Trabalho (GTs)

14h30 – Mesa redonda “Comunicação e Cultura: leituras semióticas”: Malena Contrera – Universidade Paulista (SP), Wellington Oliveira Jr. – UFC (CE), Gabriela Reinaldo – UFC (CE), Mediação: Júlia Miranda – UFC (CE)

17h – Conferência de encerramento “A Condição Comunicacional Contemporânea”: Guilhermo Orozco – Universidade de Guadalajara (México)

Percursos urbanos – Itinerário Boêmio (após a conferência de encerramento)

18 às 19h – Exposição Práticas de Comunicação para a cidadania

19 h – Lançamento do livro “Anuário Obitel televisão de ficção”, do autor Guilhermo Orozco.

Saiba mais: Site do Evento