Ismar Capistrano Costa Filho
Natural de Quixadá, Ismar se formou em Comunicação Social – Jornalismo em 1995, fez mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), quando pesquisou a comunicação do movimento zapatista no México.
Sua atuação como jornalista e como pesquisador foi voltada aos movimentos sociais e à cidadania.
Ismar era professor efetivo da UFC desde 2016, quando foi aprovado para lecionar no setor de estudos de Gestão e Empreendedorismo em Comunicação e Jornalismo.
À frente da coordenação do Curso de Jornalismo entre 2017 e 2020, Ismar foi o responsável por melhorias estruturais nas condições de oferta do Curso, além de ter participado de um bem-sucedido ciclo avaliativo do Enade, no qual o Jornalismo da UFC obteve nota máxima no exame aplicado em 2018.
Apaixonado por rádio e pela comunicação popular, o professor Ismar levou sua bandeira de defesa da democratização da comunicação nos seus ensinamentos na graduação e na extensão universitária. Ele coordenava dois projetos de extensão: Projeto de Apoio à Comunicação Alternativa, Comunitária e Cidadã (Cacco) e a Web Rádio Cruzamento (Cruzacast).
O legado do professor Ismar estará sempre presente na UFC e na comunicação cearense, por meio de suas pesquisas, de seus orientandos e orientandas e dos inúmeros comunicadores populares formados por ele em nosso estado.
Fonte: Jornalismo UFC