Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglishEspañol

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Área do conteúdo

Marco Histórico – PPGCOM terá sua primeira Tese defendida.

Data da publicação: 8 de março de 2023 Categoria: Defesas, Notícias

No momento em que muito lutamos por igualdade étnica e de gênero, o ponta pé inicial para este novo momento do nosso programa de Pós-Graduação é iniciado por uma mulher, abordando uma temática étnica.

Temos um marco! Não somente por estarmos acompanhando a finalização da primeira tese do curso de doutorado do nosso programa, mas por, principalmente, se tratar de questões que precisam ser olhadas com cuidado.

Com o título “À primeira vista: uma análise sobre identidade e a representação de mulheres negras da página ‘profissionais negros do Ceará’ no Instagram”, Luizete Vicente da Silva (autora discente) finaliza seu doutoramento apresentando perspectivas e questionamentos para o campo social e científico, utilizando epistemologias negras e decoloniais, no qual temos a alegria de divulgar, em tempo, hoje, dia 8 de março, dia de luta das mulheres.

“Espero que essa tese proporcione uma reflexão sobre a identidade e a representação da mulher negra no Instagram. Uma pesquisa que tenta compreender essas intersecções de gênero e raça na web.” Luizete Vicente

A Defesa da Tese acontecerá dia 28/03/2023 via Videoconferência Online às 14:30hrs.

Texto: Coletivo Retomada

Dados da Defesa

Título: À primeira vista: uma análise sobre a identidade e a representação das mulheres negras da página ‘profissionais negros do Ceará’ no Instagram

Resumo: A tese tem o intuito de oferecer reflexões sobre a identidade e a representação da população negra, e, em especial, das mulheres negras, na página Profissionais Negros do Ceará, no Instagram. A pesquisa realiza um recorte de gênero e raça que tenta compreender como esta rede cruza textos e imagens, com outras ferramentas da plataforma como as curtidas, comentários e compartilhamentos. Também contamos com a aplicação do modelo de entrevistas semiestruturadas que nos permitiu estabelecer um diálogo com as entrevistadas. Nesta pesquisa qualitativa, temos por inspiração metodológica a etnografia multissituada, para observar como ocorre a construção deste mosaico digital de identidades e suas representações. Além de observar a funcionalidade das hashtags, palavras-chave, ícones entre outros instrumentos que proporcionam a indexação de assuntos e/ou discussões na rede social. Utilizamos como referencial teórico as leituras de bell hooks (2019), Stuart Hall (2014), Djamila Ribeiro (2017), dentre outra/os pesquisadoras/es que têm nos ajudado na construção do pensamento sobre as intersecções de gênero e raça, elaborando apontamentos importantes sobre a participação das mulheres negras na web.

Palavras-Chave: Mulheres negras. Redes sociais. Identidade. Representação. Instagram.

Membros da Banca

MARCIA VIDAL NUNES – UFC Presidente (Orientador)
CATARINA TEREZA FARIAS DE OLIVEIRA – UECE Examinador Interno
DENISE FERREIRA DA COSTA CRUZ – UNILAB Examinador Externo à Instituição
KÁSSIA MOTA DE SOUSA – UFCG Examinador Externo à Instituição
TAMIRES FERREIRA COÊLHO – UFMT

 

Acessar Ir para o topo