PPGCOM-UFC realiza minicurso “Coleta de dados relacionais no Facebook”
Data da publicação: 29 de julho de 2017 Categoria: NotíciasO PPGCOM-UFC realizou na última semana o minicurso “Coleta de dados relacionais no Facebook”, organizado em parceria com a PoliCOMMnetwork. O curso foi ministrado pelo doutorando do PPGcom da UFF, Marcelo Alves dos Santos, voltado a integrantes do PPGCOM-UFC, assim como aos grupos de pesquisa vinculados ao programa.
Sendo o Facebook a plataforma de mídia social com o maior número de usuários no mundo, o minicurso ajuda o PPGCOM-UFC a avançar no uso de técnicas para a coleta de dados e sua posterior análise. Esses métodos reforçam a formação metodológica dos integrantes do PPGCOM-UFC, assim como sua inserção no mercado de monitoramento de redes sociais online, que se encontra em rápida expansão.
Isso faz parte do esforço do PPGCOM da UFC em combinar uma formação acadêmica rigorosa com a utilização de técnicas avançadas de análise de dados relacionais, constituindo, desse modo, uma formação capaz de manter seus integrantes numa produção científica de alta qualidade e, ao mesmo tempo, fortalecê-lo como centro de formação profissional qualificada.
O curso termina foi realizado nos dias 27 e 28 de julho, com 10h/aula de duração e 17 acadêmicos e profissionais capacitados.
PALESTRANTE
Marcelo Alves dos Santos
Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), sócio-diretor da startup Vértice Inteligência e pesquisador do Laboratório de Mídia e Democracia (LAMIDE). Lecionou a disciplina Monitoramento de Redes Colaborativas no curso de graduação em Estudos de Mídia da UFF. Tem artigos publicados na Information Communication & Society e no livro “Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais”. Está entre as 100 referências indicadas pelo Instituto Brasileiro de Análise de dados (IBPAD). Pesquisa temas relacionados à Comunicação Política nas mídias sociais, com foco nos processos metodológicos, ciência de dados, campanhas eleitorais, difusão de informações e redes de movimentos sociais.
PROGRAMA
As plataformas de mídias sociais são grandes laboratórios de dados disponíveis para pesquisas acadêmicas na área de ciências sociais. Facebook e Twitter abriram uma série de possibilidades para estudos de cunho empírico com informações geradas espontaneamente pelos usuários e organizações. Contudo, como planejar e executar projetos de mineração de dados destes sites?
Uma saída recorrente é procurar softwares de monitoramento e opções gratuitas na internet.
No entanto, frequentemente não sabemos como estes dados são coletados e processados antes da entrega. Isso pode enviesar as amostras ou mesmo diminuir as possibilidades de investigação. Os métodos digitais desenvolvem abordagens e desenhos de pesquisa específicos para corpus criados no ambiente online, com a finalidade de contornas essas limitações.
A coleta de informações nestes espaços segue instruções e critérios próprios, em permanente negociação com as políticas empresariais das plataformas. Ter conhecimento da economia política por trás do Facebook e de técnicas de mineração de dados é fundamental para controlar as etapas e elaborar pesquisas empíricas consistentes.
CONTEÚDO DO MINICURSO
A lógica da comunicação em rede. Multiplicação das fontes no ecossistema informacional. Métodos digitais. A virada computacional nas ciências sociais.
Economia política das plataformas. A arquitetura informacional das mídias sociais – orientação a IDs. O que são APIs?
As documentações das Application Programming Interfaces (APIs) do Facebook. Como lidar com o versionamento. Rate limits. O que são metadados e como ajudam a minha pesquisa? Elaboração de queries e requisição de dados. Objetos coletáveis e não-coletáveis.
O processo de mineração de dados. Técnicas de amostragem. A abordagem relacional de coleta. Mapeamento de fan-pages. Amostragem por bola de neve.
Acesso a metadados das postagens. Análise de fluxo de dados. Coleta avançada sem programação. Tratamento e manipulação de dados. Como ir além das limitações das plataformas.