Mudanças nas regras de e-mail e armazenamento da Google com as Universidades

Data de publicação: 15 de dezembro de 2021. Categoria: Notícias

Prezada Comunidade Acadêmica da UFC,

Em 2017, a Universidade Federal do Ceará e a Google estabeleceram uma parceria que, entre outras regras, previa um espaço ilimitado para armazenamento de dados na Nuvem e para o serviço de correio eletrônico (e-mail), sem custos para a UFC. Entretanto, em 2020, a Google anunciou sua nova política de parceria com as universidades e o fim do espaço ilimitado gratuito. Com as mudanças, o espaço oferecido sem custos pela Google fica restrito a 100 TB de armazenamento total, compartilhado por todos os usuários da instituição.

Essa restrição de espaço entrará em vigor para todos os clientes das edições do Google Workspace for Education, incluindo a versão usada pela UFC, em julho de 2022. No link https://support.google.com/a/answer/10403871?hl=pt-BR, podem ser obtidas mais informações. Outra restrição, prevista para ser aplicada em janeiro de 2022, será o encerramento do recurso de gravação e armazenamento de reuniões e aulas pelo Google Meet. A Google já havia anunciado que a promoção de gravação premium gratuita terminaria no final de 2020 e seria substituída por gravações temporárias, no entanto, a empresa não planeja oferecer mais esse recurso. Atualmente, as aulas e reuniões na plataforma também já foram limitadas a 100 participantes.

Considerando esse contexto, a Universidade Federal do Ceará, como todas as universidades parceiras da Google, precisa se adequar às novas regras estabelecidas pela empresa. A pedido do Comitê Administrativo de Tecnologia da Informação (CATI) da UFC, técnicos da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) realizaram um estudo do panorama de uso atual das nossas contas e utilização de espaço da Google. Os resultados deste levantamento foram apresentados em reunião do CATI, em novembro deste ano. Com base nas informações apresentadas pelos técnicos da STI, o CATI deliberou as seguintes novas cotas (Gmail mais Drive) para toda a comunidade da UFC:

• Até 01 GB de espaço para cada aluno;
  • Até 05 GB de espaço para cada servidor;
  • Até 15 GB de espaço para cada setor.

Esses limites contemplam em torno de 80% dos usuários.

Nesse sentido, a STI recomenda que todos os usuários que estão ultrapassando esses limites realizem ações para adequar a sua utilização à nova realidade, por exemplo: movendo os arquivos extras para espaços alternativos, como computadores pessoais ou outras nuvens que tenham mais espaço disponível.

Entendemos que essa situação poderá gerar algum tipo de transtorno, entretanto, inevitavelmente temos que lidar com ela. A equipe da STI está a postos para ajudar nessa fase de adequação. Dúvidas podem ser enviadas para os seguintes contatos: relacionamento@sti.ufc.br e WhatsApp: (85) 33669999. À medida que tivermos novas informações, comunicaremos a todos.

Fiquem em paz e com saúde.

Atenciosamente,

Dr. Edgar Marçal de Barros Filho
Superintendente de Tecnologia da Informação
Universidade Federal do Ceará (UFC)