Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglishEspañol

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Área do conteúdo

Pesquisadora do PPGCOM-UFC atuará como professora associada a Universidade de Harvard no ano acadêmico 2020-2021

Data de publicação: 17 de julho de 2020. Categoria: Notícias

Inês Sílvia Vitorino Sampaio, professora do Curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFC foi selecionada para atuar como professora associada a Universidade de Harvard para ano acadêmico 2020-2021, com início previsto para setembro. Ela estará vinculada ao Berkman Klein Center para Internet e Sociedade, centro de pesquisa interdisciplinar de Harvard, que se dedica a estudar o desenvolvimento, a dinâmica, as normas e os padrões do ciberespaço.
Professora da UFC desde 2004, Inês foi Vice-Diretora e Coordenadora Acadêmica do ICA no período 2011-2015, e é uma das fundadoras e atual Vice-Coordenadora do Laboratório de Pesquisa da relação Infância, Juventude e Mídia (LabGRIM). Em sua trajetória acadêmica já foi secretária –geral (2011-2013) e vice-presidente (2013-2015) da Associação Nacional de Pós Graduação (Compós), entidade que atua na definição de políticas de pós-graduação para a área de comunicação.
Sobre esta importante conquista, a docente faz questão de destacar que toda a sua formação acadêmica foi realizada em instituições públicas de ensino e pesquisa. Ela iniciou seu percurso acadêmico na Universidade Federal do Ceará, onde se graduou em Ciências Sociais e fez também o Mestrado em Sociologia. Doutorou-se em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas, com a realização de um estágio sanduíche na Westfälische Wilhelms Universität Münster, e fez, ainda, um estágio pós-doutoral na Université du Québec à Montreal
(UQAM).
“Devo minha formação à Universidade Pública, aos professores e colegas, que com competência, compromisso e dedicação fazem ciência nesse país, a despeito de toda a descontinuidade nos investimentos públicos e a ingerência nefasta à autonomia da Universidade. Aprendi com professores da estatura de Manfredo Oliveira, Diathay Bezerra de Menezes, Elza Braga, Irlys Barreira, Sulamita Vieira, César Barreira, Auxiliadora Lemenhe, Alba Pinho, Rejane Vasconcelos e tantos outros, aos quais presto aqui meus agradecimentos. Sou filha da UFC e do Instituto de Cultura e Arte. Aqui aprendi a amar a ciência, a ter compromisso com a cultura e a arte de nossa gente. É esse orgulho que levarei comigo para Harvard, o orgulho de ser mulher, nordestina, brasileira”, destaca a professora.
Em sua proposta para o Berkman Klein Center, a docente desenvolverá pesquisas em torno de dois eixos: 1. Direitos digitais de crianças e jovens, envolvendo questões relacionadas à inclusão digital e participação na vida pública desses segmentos; e 2. Inteligência artificial e sua articulação com as questões da democracia, transparência e uso seguro de dados. São questões atuais e desafiadoras e a UFC estará bem representada nesse debate.
Para mais informações:
Inês Vitorino: inesvict@gmail.com

Acessar Ir para o topo