PPGCOM realiza Webinário com a temática “Recepção e Consumo Midiático”
Data da publicação: 22 de outubro de 2020 Categoria: Eventos, NotíciasO Programa de Pós-graduação em Comunicação, da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/ UFC) realiza, através da disciplina Mediações e Recepções Socioculturais, ministrada pelo professor Ismar Capistrano, o I Webinário “Recepção e Consumo Midiático”, com o objetivo de discutir questões sobre as pesquisas da área.
De acordo com Ismar, as lives, que serão transmitidas pelo Youtube, oportunizarão uma rica troca de experiências entre os professores, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e o público em geral, já que por conta do atual momento de pandemia, as transmissões ao vivo contarão com a participação de pesquisadores de outros estados brasileiros. “Essa discussão e a troca de experiências sobre pesquisa em recepção e consumo midiático possibilita que nós possamos compreender os fenômenos da comunicação de uma forma mais completa, que possa ir muito além da questão da transmissão e da produção, que possamos pensar sobre os usos, as apropriações e os sentidos que são criados a partir dos usuários e dos receptores dos meios de comunicação”, disse.
O Webinário é voltado para estudantes de graduação, pós-graduação/ profissionais da área da comunicação e demais interessados na temática que desejam aprofundar os conhecimentos nesta área. Serão dois dias de painéis que contarão com a participação de Professores/ Pesquisadores do PPGCOM/ UFC, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Obs.: Para receber o certificado do evento “Webinário Recepção e Consumo Midiático” é necessário fazer inscrição e responder a presença disponibilizada durante as transmissões. As inscrições serão aceitas somente ATÉ o dia 26/10/2020, às 17h.
Saiba mais sobre cada um dos painéis e INSCREVA-SE!
- Painel 1: (26/10/2020): O panorama dos estudos de consumo midiático e recepção –Prof. Dr. Ismar Capistrano (PPGCOM/ UFC); Profa. Dra. Nilda Jacks – (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRS).
- Painel 2: (27/10/2020): Os sujeitos comunicacionais nos estudos de recepção – Profa. Dra. Veneza Ronsini (Universidade Federal de Santa Maria – UFSM) e Profa. Dra. Catarina Oliveira (Universidade Estadual do Ceará – UECE/ Universidade Federal do Ceará – UFC).
Inscreva-se: bit.ly/RecepcaoEConsumo
Sobre os Professores/ Pesquisadores:
Prof. Dr. Ismar Capistrano Costa Filho
Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Comunitária, Assessoria de Comunicação, Rádio, Internet e Culturas Populares, atuando nos seguintes temas: divulgação de órgão público, produção de rádio, usos sociais dos meios, estudos de recepção, teoria da comunicação, comunicação comunitária e Internet.
Profa. Dra. Nilda Aparecida Jacks
Possui licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria (1975), assim como graduação em Comunicação Social (1978) e Bacharelado em Arte decorativa (1978) pela mesma universidade. Realizou Mestrado (1987) e Doutorado (1993) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1993). Pós-doutorado em Comunicação na University of Copenhagen (1999) e na Universidad Nacional da Colombia (2006). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da recepção, teoria da comunicação, identidade cultural, metodologia e recepção.
Profa. Dra. Veneza Mayora Ronsini
Professora Titular do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Pesquisadora PQ2 do CNPq. Coordena o grupo de pesquisa Usos Sociais da Mídia (CNPq). Estágio sênior na Nottingham Trent University (Inglaterra), com bolsa Capes. Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo com bolsa-sanduíche (Capes) na University of California,USA. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria. Desde 2007 integra o Observatório Brasileiro de Ficção Televisiva. Coordenou o Acordo de Cooperação entre UFSM e Karlstad University (Suécia) de 2013 a 2017, com organização de seminário e workshop na Karlstad e seminário na Universidade de Estocolmo. Coordenou o GT Estudios de Recepción da ALAIC de 2009 a 2012; coordenou o GT de Recepção, Usos e Consumo midiáticos da COMPÓS no período 2008-2009.Integrante do grupo CAPES- PrInt, como membro do projeto Informação e Tecnologias (2017 -2022) contemplado no edital CAPES PrInt n. 41/2017. Na área de Comunicação investiga os seguintes temas e objetos: Mídia, classe social e gênero; Recepção e consumo do audiovisual; Consumo e identidades juvenis; Usos das tecnologias da comunicação e vida cotidiana; Tecnologias da comunicação e comunidades autossustentáveis; Etnografia crítica do consumo.
Profa. Dra. Catarina Tereza Farias de Oliveira
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1990), Mestrado em Sociologia pela mesma instituição (1994) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2002). Cumpriu estágio pós-doutoral em Comunicação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), onde desenvolveu pesquisa sobre a comunicação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no assentamento de Itapuí, em Nova Santa Rita (RS). É professora adjunto XI da Universidade Estadual do Ceará (Uece), onde ministra as disciplinas: Sociologia, Metodologia da Pesquisa, Cultura Brasileira e Sociologia da Educação. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da UFC, atuando na linha de pesquisa Mídia e Práticas Sócio-Culturais. Atua, principalmente, nos seguintes temas: comunicação comunitária e movimentos sociais, comunicação e educação, rádios comunitárias, recepção, cultura popular, comunicação e cultura. Tem experiência em extensão universitária onde tem desenvolvido projetos de comunicação popular com sindicatos, escolas e movimentos sociais e ONGs. Também possui experiência em capacitação nas técnicas de comunicação participativa, promovendo cursos para a formação de comunicadores populares.