Quadrinhos na Universidade: Prof. Ricardo Jorge conduz aula aberta sobre pesquisa e expressão acadêmica durante a V Semana de Escrita da BCCP
Data da publicação: 19 de maio de 2026 Categoria: Eventos, NotíciasProf. Ricardo Jorge ministra aula aberta sobre Quadrinhos na Academia durante a V Semana de Escrita da BCCP
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFC) convida a comunidade acadêmica para a aula aberta “Quadrinhos na Universidade: objeto de pesquisa e forma de expressão acadêmica”. O encontro será conduzido pelo Prof. Dr. Ricardo Jorge de Lucena Lucas no dia 26 de maio de 2026, como parte da programação oficial da V Semana de Escrita Acadêmica da Biblioteca Central do Campus do Pici (BCCP).
💬 Sobre a Aula Aberta
A aula abordará os quadrinhos no ambiente universitário a partir de duas perspectivas fundamentais. A primeira discute o aspecto analítico: como, quando e onde as histórias em quadrinhos podem se configurar como um sólido objeto de pesquisa acadêmica? A segunda perspectiva foca na práxis: como a própria linguagem quadrinística pode ser utilizada na realização e apresentação de trabalhos acadêmicos (no todo ou em parte) e em quais áreas do saber?
Segundo o Prof. Ricardo Jorge, o momento será uma excelente oportunidade para desmistificar o tema e responder a dúvidas comuns dos pesquisadores em formação: É preciso saber desenhar para trabalhar com o tema? Como justificar cientificamente os quadrinhos como objeto de investigação? Quais os principais desafios e vantagens dessa escolha metodológica?
📅 Agende-se: V Semana de Escrita Acadêmica da BCCP
Data: 26 de maio de 2026 (terça-feira)
Horário: A partir das 10 horas
Local: Auditório da Biblioteca Central do Campus do Pici (BCCP – UFC)
👤 Perfil do Palestrante
O Prof. Dr. Ricardo Jorge de Lucena Lucas é Professor-Associado III do curso de Jornalismo (ICA-UFC) e do PPGCOM-UFC. Realizou estágio pós-doutoral em Informação e Cultura na ECA-USP. É Doutor em Comunicação (UFPE), Mestre em Comunicação e Cultura (UFRJ) e Bacharel em Jornalismo (UFC).
Possui vasta expertise na área de Comunicação e Jornalismo, atuando com temas como análise do discurso e da enunciação jornalísticos, imprensa, infografia, narratologia, ficção, cinema, teoria da Comunicação e histórias em quadrinhos. É também o coordenador do projeto de extensão “Oficina de Quadrinhos – UFC”.
📚 Conheça a OIIQ
A Oficina Invisível de Investigação em Quadrinhos (OIIQ) é o grupo de pesquisa originado da Oficina de Quadrinhos da UFC, coordenado pelo Prof. Ricardo Jorge. Envolvendo estudantes de graduação e pós-graduação, o grupo discute as potencialidades dos quadrinhos no campo da Comunicação.
As atividades iniciaram em 2019 com o “Ciclo de Debates em Quadrinhos”, reunindo pesquisadores de diversas áreas, além de promover forte presença acadêmica em eventos como as Jornadas Internacionais de Quadrinhos da ECA-USP.
🌐 Site Oficial do Projeto
🔍 Diretório CNPq (Espelho do Grupo)

