Rede Nordeste de Monitoramento de Informações Falsas
Data da publicação: 29 de maio de 2020 Categoria: NotíciasRede Nordeste de Monitoramento de Informações Falsas
O Comitê NE de combate à COVID 19 está tentando estruturar um modelo de gestão da comunicação. A ideia é a criação de uma Rede Nordeste de Monitoramento de Informações Falsas. Cada núcleo da rede montaria o seu staff local com jornalistas voluntários, bolsistas, discentes, docentes etc.
A Unesco já cunhou o termo desinfopandemia, conside rando que as informações falsas neste momento, como em outros, são de grande periculosidade, podendo ser fatais para a população, sobretudo, as mais desinformados e sem criticidade.
A Rede está criando um programa para garimpagem de informações sobre a pandemia, COVID 19, o corona vírus, Comitê NE etc. nas redes sociais, que posteriormente, deverão passar por um processo de triagem para identificar as fakes e subsequente checagem e construção de contranarrativas em diversas linguagens.
Cada núcleo de monitoramento deverá garimpar nas redes, identificar, checar e redigir uma contranarrativa, assim como, pautar as demais áreas da comunicação do projeto nordeste para produção de vídeos, memes, tic toc etc.
O(a)s interessado(a)s podem enviar sua solicitação de adesão à Rede para edgard@ufc.br