Revista Ação Midiática faz chamada pra dossiê ‘O Audiovisual Brasileiro no Século XXI’

Data de publicação: 27 de julho de 2021. Categoria: Chamada de trabalhos, Notícias

As propostas de artigos podem ser submetidas até dia 23 de agosto.

As instruções para os autores interessados em submeter material estão disponíveis em https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/about/submissions#authorGuidelines

Submissões podem ser realizada no link: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/about/submissions

O dossiê pretende abordar as diferentes vertentes envolvidas na produção audiovisual no Brasil contemporâneo. Para cumprir essa tarefa, a publicação recebe artigos voltados a pensar e discutir as mais diferentes mídias que, nesse momento recente de nosso país, lidam com a imagem em movimento, englobando cinema, televisão ou streaming. A publicação espera contar com textos que permitam pensar tanto as questões criativas e estéticas quanto os processos de produção e as dinâmicas organizacionais presentes na elaboração desses produtos.

O dossiê espera discutir a natureza dos diferentes gêneros e formatos, assim como as múltiplas estruturas discursivas e narrativas possíveis. Igualmente relevante se torna a discussão sobre a diversidade e a pluralidade desse material, seus potenciais e suas dificuldades. São temas de interesse a dimensão estética desse conteúdo, assim como as sensibilidades e os afetos em jogo. Igualmente relevante são as dinâmicas de recepção e de produção de sentido na circulação de mensagens.

Ao mesmo tempo, a chamada oferece atenção às problemáticas acionadas pelas dinâmicas organizacionais dos diferentes grupos e personagens responsáveis pela produção desse audiovisual. Questão na qual se pretende focar vai ser a convergência das diversas mídias possibilitada mediante o audiovisual. Mostra-se igualmente relevante a presença da imagem em cenários ampliados, como os usos possibilitados pelos dispositivos móveis, pelas transformações proporcionadas pelas conexões em altíssima velocidade e pela presença do audiovisual para experiências das mais variadas – dos jogos eletrônicos à realidade aumentada/virtual.