SBPJor e Retij debatem o trabalho d@ jornalista num cenário pós-pandemia

Data de publicação: 22 de outubro de 2020. Categoria: Eventos, Notícias

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e a Rede de Estudos sobre Trabalho e Identidade d@s Jornalistas (Retij) realizam nesta sexta, 23/10, a partir das 16h, live sobre ‘O trabalho d@ jornalista num cenário pós-pandemia’. A transmissão será feita via youtube no canal da SBPJor (https://www.youtube.com/channel/UCVb_ObdDSIsS64E0hJNjKMw) e Facebook (https://www.facebook.com/SBPJor.net/).

Participam da roda de conversa Janara Nicoletti (Retij/objETHOS/UFSC), Janaina Visibeli (Retij/UEMG/CPCT/USP), Maria José Braga (Fenaj), Ildefonso Rodrigues (Sistema Verdes Mares de Comunicação/CE) e Láercio Portela (Marco Zero Conteúdo/PE). A mediação é de Edgard Patrício (Retij/PráxisJor/PPGCOM/UFC).

Muitas discussões já aconteceram sobre as condições e o ambiente de trabalho d@s jornalistas no contexto de pandemia da covid-19. Pesquisas foram realizadas com o intuito de esquadrinhar a realidade vivenciada nesse período, inclusive com recortes específicos, como a situação enfrentada pelas mulheres jornalistas e as rotinas de produção das iniciativas de jornalismo independente. Agora, convive-se com o afrouxamento das regras de isolamento físico e a retomada de vários setores da atividade econômica. A dinâmica dos ambientes de produção do jornalismo não foge a esse movimento. No entanto, indaga-se… 1) como está sendo esse retorno?, 2) que processos e práticas foram instaurados no contexto de pandemia que devem permanecer?, 3) que reflexos essas novas práticas podem trazer à qualidade da informação jornalística?

O evento faz parte do SBPJor em Redes, série de debates online organizada pelas redes de pesquisa da entidade. As redes de pesquisa da SBPJor congregam pesquisador@s de todas as regiões do Brasil e realizam trabalhos colaborativos que contribuem para a consolidação do campo de estudos em jornalismo.

Janara Nicoletti

Janara Nicoletti é jornalista, com mestrado e doutorado em Jornalismo (PPGJOR/UFSC). Vencedora do Prêmio Adelmo Genro Filho 2020 na categoria doutorado. Atua como pesquisadora associada ao Observatório da Ética Jornalística da Universidade Federal de Santa Catarina (objETHOS/UFSC). Desenvolve estudos relacionados à precarização do trabalho, qualidade jornalística, exposição a riscos e violência contra profissionais da imprensa. Possui experiência como repórter, editora, assessora de imprensa e professora na graduação e pós-graduação.

Janaina Visibeli

Professora na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Divinópolis), nos cursos de Jornalismo e Publicidade & Propaganda. Doutora e mestra em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP). Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudo das Poéticas do Cotidiano – EPCO/UEMG e pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT/ECA/USP).

Maria José Braga

Formada em Jornalismo e Filosofia, com mestrado em Filosofia. Exerce o jornalismo há 33 anos. Presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Representante da categoria dos jornalistas no Conselho Nacional de Comunicação Social, do Congresso Nacional. Jornalista do Instituto Federal de Goiás (IFG), onde já exerceu a função de Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional e assessora de Relações Institucionais. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de Goiás e na Febaj exerceu os mandatos de tesoureira, secretária-geral e vice-presidenta.

Idelfonso Rodrigues

Ildefonso Rodrigues Lima Neto é jornalista, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui mestrado em História Social, na UFC. Concluiu o Master em Gestão de Empresas de Comunicação pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS), em parceria com a Universidade de Navarro, da Espanha. Tem curso de Audiovisual pela Embrafilme e curso de fotografia pela Casa Amarela, da UFC. Começou a profissão como repórter do Diário do Nordeste. Foi produtor, chefe de Redação e Diretor de Jornalismo da TV Verdes Mares. Hoje, é diretor de Redação do Diário do Nordeste, TV Diário e Rádio Verdes Mares, além de ocupar a função de Diretor de Operações do Sistema Verdes Mares.

Laércio Portela

Editor e um dos fundadores do portal de jornalismo independente Marco Zero Conteúdo. Foi repórter de Polícia do Jornal do Commercio e repórter, colunista e editor de Política do Diário de |Pernambuco. Coordenou a Comunicação do ministério da Saúde e trabalhou na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República no governo Lula. É coautor de documentários sobre a ocupação das escolas públicas em 2016 e os impactos dos megaempreendimentos públicos e privados sobre populações e territórios vulneráveis.