Série #NaRedeComLABGRIM retorna em outubro com discussões sobre direito à comunicação e relação de crianças com o YouTube
Data da publicação: 8 de outubro de 2020 Categoria: Eventos, NotíciasComeça nesta quinta-feira (08) a programação do terceiro mês de mesas-redondas da série #NaRedeComLABGRIM, promoção do Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (LABGRIM), vinculado ao Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC). Agora em outubro, a temática dos encontros remotos contempla direito da juventude à comunicação e a atuação de crianças na rede de broadcasting YouTube. No encontro de hoje, a partir das 16h, o tema é “Os Sobreviventes: O direito à comunicação na produção do programa ‘Conexões Periféricas'”. O convidado será George Torres, publicitário, mestre em Comunicação pela UFC, professor substituto no Curso de Design Digital do Campus da UFC em Quixadá e membro do LABGRIM.
O segundo encontro será no dia 20 de outubro, também às 16h, e o tema será “YouTube é lugar de criança?”. As debatedoras serão Maria Clara Sidou Monteiro – publicitária, doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), autora do livro “Crianças e consumo digital: a publicidade de experiência na era dos YouTubers” (Appris, 2020) e pesquisadora dos campos da publicidade, infância e mídias digitais – e Cristiane Parente, bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela UFC, doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, em Portugal, e sócia-fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação (ABPEducom). A mediação será de Thinayna Máximo, publicitária, estudante de Psicologia na Universidade de Fortaleza (Unifor), doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFC) e também participante do LABGRIM.
As inscrições para a mesa e hoje podem ser feitas neste link (http://bit.ly/3iFdgpZ). Todos os encontros ocorrerão na plataforma Google Meet, e os participantes receberão por e-mail o link para acompanhá-los ao vivo. Haverá emissão de certificado de participação.
A série é voltada para estudantes, professores, pesquisadores, mães e pais, além do público interessado em dialogar sobre infância, juventude e direitos. Trata-se de uma realização do LABGRIM, com apoio de várias instâncias da UFC – Pró-Reitoria de Extensão, Instituto de Cultura e Arte (ICA) e PPGCOM-UFC –, e integra a programação da Rede Interinstitucional de Ações Coletivas de Universidades do Brasil e da América Latina (RIA 40Tena).
Fonte: Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (LABGRIM) – e-mail: labgrim.ufc@gmail.com