Sistema de Acompanhamento de Pós-Graduandos – SAP ABERTO PARA PREENCHIMENTO 2021.1, 2021.2 e 2022.1
Data da publicação: 25 de maio de 2022 Categoria: NotíciasSistema de Acompanhamento de Pós-Graduandos – SAP
O Sistema de Acompanhamento de Pós-Graduandos (SAP) expande e aperfeiçoa o anterior Sistema de Acompanhamento de Bolsistas (SAB) mantido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
O novo sistema pretende reunir informações de todos os alunos ativos nos programas de pós-graduação stricto sensu da UFC com o intuito de
- fornecer dados quantitativos e qualitativos sobre o desempenho acadêmico dos alunos;
- produzir e armazenar relatórios detalhados sobre as atividades desenvolvidas pelos alunos em cada um dos eixos enumerados anteriormente;
- disponibilizar tais dados e relatórios a agências de fomento, órgãos internos e externos de auditoria e controle e, de modo geral, à comunidade acadêmica e à sociedade;
- gerar subsídios para avaliação e autoavaliação dos programas de pós-graduação.
- Sendo assim, convidamos alunos(as) e professores(as) a participarem ativamente do preenchimento dos relatórios. Dados adequadamente informados são essenciais para a consolidação da imagem pública de nossa pós-graduação e a receptividade da sociedade e do mercado aos nossos profissionais pós-graduados.
Resumindo TODO MUNDO TEM QUE PREENCHER, não apenas os bolsistas.
Calendário SAP – 2021.1, 2021.2 e 2022.1
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ETAPA | DATA |
Sistema de Acompanhamento de Pós-graduandos (SAP) aberto para elaboração de relatórios (Link para novo sistema) | 23/05/2022 |
Aluno envia relatório para Orientador Observação Importante: Deverão fazer o relatório todos os alunos com matrícula ativa na pós-graduação stricto sensu da UFC nos semestres 2021.1, 2021.2 e 2022.1. |
Até 24/06/2022 |
Interação (Orientador → Aluno → Orientador) | Até 24/06/2022 |
Orientador envia para Comissão | Até 01/07/2022 |
Comissão emite parecer | Até 25/07/2022 |
Orientador atende solicitação da Comissão (em caso de alterações) | Até 25/07/2022 |
Comissão envia parecer final à PRPPG | Até 25/07/2022 |
* Em negrito o agente responsável pela ação. |
Acesso ao sistema >> http://sysprppg.ufc.br/Sistemas/sap/
Ao preencherem os dados no SAP avisem ao orientador, pois ele precisa validar o seu relatório para encaminhar a comissão.
Tenham o cuidado e o zelo de preencher corretamente, de forma mais completa possível e com informações verídicas. Aproveitem a deixa e atualizem o Lattes também.
Roteiro para Preenchimento dos Relatórios – Atividades realizadas e atividades futuras
Atividades curriculares
Nestes campos, deve ser informada a participação em componentes curriculares previstos na estrutura curricular dos cursos, a exemplo de disciplinas, seminários, exames de qualificação, dentre outros. Além disso, cabe informar e descrever sucintamente atividades de pesquisa em laboratório, pesquisa de campo, grupos de estudo, colaborações e intercâmbios acadêmicos, bem como quaisquer outras atuações relevantes para a formação do pós-graduando, mesmo quando não estejam formalmente registradas no SIGAA.
Eventos científicos tecnológicos ou culturais
Este item contempla informações sobre a participação ou apresentação de trabalhos em eventos científicos relevantes para a formação do aluno. Devem ser informados o nome do evento, abrangência (local, nacional ou internacional), local, data, instituições organizadoras, websites, bem como breve descrição da participação, incluindo descrição sucinta do trabalho apresentado (título e resumo, por exemplo), a forma de exposição (palestra, poster, painel, etc.), meio de divulgação dos trabalhos (impresso ou eletrônico em revistas, anais, livros, etc.) Por fim, a atuação na organização de eventos deve ser igualmente mencionada e descrita.
Publicações acadêmico-científicas
Toda e qualquer publicação resultante das atividades do aluno deve ser informada neste campo, especificando título; autores (inclusive instituições a que sejam afiliados); projetos de pesquisa e fontes de financiamento; nome do periódico, jornal, revista ou livro; editora, data e país da publicação, dentre outros dados relevantes. Da mesma forma, devem ser informadas produções científicas em preparação ou submetidas à publicação.
Em todos os casos, os dados sobre publicações devem ser acompanhados de resumo completo das contribuições, relacionando- as a projetos de pesquisa no âmbito do programa de pós-graduação e, quando for o caso, a trabalhos de conclusão de curso (dissertações ou teses).
Formação docente e divulgação científica
Neste campo, o aluno informará sobre atividades de divulgação científica ou iniciação à docência que tenha desempenhado, especialmente durante os estágios de docência. O Programa de Articulação entre Graduação e Pós-Graduação (PROPAG), instituído conjuntamente pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) estabelece diversas modalidades de atuação, desde a assistência a docentes em cursos de graduação à divulgação de temas e resultados de pesquisa e inovação junto a setores da sociedade e do mercado. Os programas de pós- graduação elegerão algumas destas ações como prioritárias. Por sua vez, a PRPPG acompanhará, pela análise deste item do relatório, a atuação dos alunos, segundo o que for determinado pelos programas.
Mobilidade acadêmica
As atividades desenvolvidas pelo aluno em visitas acadêmicas, mesmo que de curta duração, a outras instituições de pós-graduação e pesquisa devem ser descritas neste campo, especificando, em particular, se as instituições visitadas são nacionais ou estrangeiras. Estágios de doutorado “sanduíche” devem ser expressamente mencionados, bem como colaborações e intercâmbios com pesquisadores e alunos dos centros visitados.
Produção tecnológica
Analogamente ao item “Publicacões Acadêmico-Científicas”, este campo deve ser preenchido com dados sobre processos, produtos, protótipos e demais criações intelectuais que envolvam desenho industrial, patente, propriedade intelectual, registro de software, dentre outros. A produção informada deve ser resultante das atividades do aluno no curso de pós-graduação. Recomendamos que sejam também informados parcerias e convênios com o meio empresarial, bem como o andamento dos processos de depósito de patentes.
Grupos de Pesquisa
Nesta aba do relatório, o aluno deve informar em que área de concentração atua, conforme as áreas de concentração e linhas de pesquisa informadas pelo programa do pós-graduação na Plataforma Sucupira. Além disso, cabe informar nome do orientador e os grupos ou projetos de pesquisa de que participa, incluindo título(s), coordenador(es), fontes de financiamento e vigências.
Conclusão do curso
O aluno deve informar quanto cumpriu, em termos relativos, do total de componentes curriculares e demais atividades acadêmicas previstas no matriz curricular e regimento dos curso. Esta informação é crucial para avaliarmos se as etapas necessárias à titulação estão sendo cumpridas, por cada aluno individualmente e no agregado dos alunos de cada programa, dentro dos prazos regimentais e da duracão das bolsas de estudo.
Auto-avaliação
O aluno avaliará seu próprio desempenho em cada uma das atividades informadas nas abas do relatório.
Avaliação do programa de pós-graduação
Nesta aba, o aluno avaliará livremente diversos aspectos acadêmicos do programa de pós-graduação, sempre considerando as especificidades deste nível de ensino e as diretrizes previstas nos regimentos do programas e nos documentos de área da CAPES.
Por exemplo, o aluno avaliará as aulas e demais modalidades de ensino segundo a atualidade, relevância e profundidade dos conteúdos e referências bibliográficas; o domínio dos conteúdos pelo professor; e a conexão a temas de pesquisa e inovação, dentre outros critérios. Aspectos de infraestrutura, equipamentos, ambientes de estudo, bibliotecas, redes de computadores, acesso a internet e bases de dados serão igualmente avaliados em seu conjunto.
A ocorrência regular de seminários, workshops e eventos científicos é outro item a ser avaliado, em conjunto com as possibilidades de colaboração e participação em grupos de pesquisa no programa e em instituições parceiras.
O aluno é encorajado a estabelecer comparações dos cursos e programas e padrões nacionais e internacionais de excelência. Cabe também avaliar as opções de experiência internacional ofertadas pelo curso, quer pela presença de visitantes e colaboradores estrangeiros no ambiente acadêmico, quer pelas oportunidades de intercâmbio e visitas a instituições estrangeiras. Aspecto igualmente relevante a ser avaliado é a oferta de componentes curriculares ministrados em Língua Inglesa.
Inglês sem Fronteiras (IsF)
Em consonância com a pauta de internacionalização da UFC, buscamos compilar informações estruturadas sobre o acesso dos alunos de pós- graduação ao aprendizado de Língua Inglesa na universidade (sobretudo no âmbito do Programa Inglês sem Fronteiras) ou fora dela. O aluno informará sobre sua treinamento e proficiência em Língua Inglesa.
Dúvidas sobre o preenchimento, devem ser remetidas ao Setor de Bolsas: crhbolsa@ufc.br / gilvaniaufc@ufc.br.