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Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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Sylvia Beatriz Bezerra Furtado

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Sylvia Beatriz Bezerra Furtado

Lattes | UFC | Orcid

Contato: sylviabeatrizbezerrafurtado@gmail.com

Beatriz Furtado – Realizou pós-doutorado em “Práticas Artísticas e Curatoriais em Obras Fílmicas”, na Faculdade de Belas Artes, da Universidade de Lisboa (2020). e em “Cinema e Arte Contemporânea”, Universidade Paris III- Sorbonne-Nouvelle (2011/2012), com bolsa Capes. Doutorado em Sociologia, pela UFC, com bolsa-estágio, Capes, em Filosofia, na Universidade de Lisboa, Portugal, com tese “Imagens que Resistem – O Intensivo no cinema de Aleksander Sokurov”. Mestrado em Comunicação, pela Universidade Autonoma de Barcelona-UAB, Espanha, sobre “Imagens Eletrônicas e Paisagem Urbana”. Graduada em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UFC), da linha de pesquisa Fotografia e Audiovisual, e da Graduação em Cinema e Audiovisual, do Instituto de Cultura e Arte (UFC). Coordenadora do curso de extensão da Escola Pública do Audiovisual, da Prefeitura de Fortaleza. É da coordenação do LEEA-Laboratório de Estudos e Experimentação em Artes e Audiovisual. É autora dos livros “Imagens Eletrônicas e Paisagem Urbana” (Relume-Dumará), “Cidade Anônima” (Hedra) e ” Imagens que Resistem” (Intermeios). Organizou os dois volumes do livro “Imagem Contemporanea” (Hedra, 2009). Junto com Daniel Lins, organizou o livro “Fazendo Rizoma”(Hedra, 2008), e com Philippe Dubois, o livro “Pós-Fotografia, Pós-Cinema”, pelas Edições Sesc, em 2019. Organizou, junto com André Parente e André Brasil, o livro “Imagem e Liberdade”(2020). Tem capítulos de livros publicados em ?Deleuze-Cinema, organizado por André Parente; A Sobrevivência das Imagens, organizado Alessandra Brandão e Ramayna Lira de Sousa; e Narrativas Sensoriais, organizado por Osmar Gonçalves. Dirigiu “Catadores”, “Cidade Anônima”, “Passeio”, “Caixa Escura para fazer Imagens de Som “, “Extermínio” e “Um Leito Suave para meu Pai” e “Trabalhos N.1” e “Lavar o Mar” e “Decretadas” (2022) Fez algumas curadoria, em coletivo e individualmente, das exposições: “Cinema de Pequenos Gestos (des)narrativos” (CCBNB); “Imagens à Superfície”(MAUC/UFC); “Embaralhando os planos: o cinema de Leonardo Mouramateus” (SemTítuloArte); “O fazer cinemas das artes visuais” (CCBNB) e do “Salão de Abril Sequestrado”. Fez Residência de Pesquisa no Macba- Museu de Arte Contemporânea de Barcelona. Organizou o I e o III Encontro Internacional de Imagem Contemporânea e o Simpósio Internacional Pós-Fotografia, Pós-Cinema, o Devir das Imagens Contemporâneas da Arte. Foi do grupo curatorial da Bienal de Par em Par; Festival Internacional Cine Ceará; Noia- Festival Universitário; Festival do Cinema Brasileiro de Brasília, em 2017 e 2018. Juri da Mostra de Tiradentes; do Curta Belo Horizonte e do Doc Cachoeira.

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