Requisitos
- O aluno deverá encaminhar a versão final do trabalho aprovada pelo orientador para a secretaria do PPGCOM, através do email secretaria.ppgcom@ufc.br com o título de email “Entrega de versão final + nome do discente”
- Encaminhar junto com a versão final para a secretaria do PPGCOM o arquivo aqui linkado preenchido com os dados do seu trabalho em formato word, baixe o arquivo aqui;
- Entregar o trabalho exclusivamente em formato eletrônico PDF/A , em um arquivo único em PDF/A (da capa aos anexos); (tem que ser PDF/A e não simplesmente em formato PDF, há sites gratuitos que fazem essa conversão como por exemplo https://www.ilovepdf.com/pt/converter-pdf-para-pdfa ou https://tools.pdf24.org/pt/pdf-para-pdfa Ou você mesmo pode salvar diretamente em PDF/A do word e outros mecanismos, veja tutorial em https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/gestao-de-pessoas/assentamento-funcional-digital/COMOGERARPDFA.pdf
- A folha de aprovação deve obrigatoriamente estar sem as assinaturas dos membros da banca avaliadora para divulgação nos repositórios digitais da UFC;
- A catalogação na publicação (ficha catalográfica) é elemento obrigatório nos trabalhos acadêmicos e pode ser elaborada pelo próprio aluno por meio do Módulo de Elaboração de Fichas Catalográficas, disponível no site da Biblioteca Universitária, através do link https://biblioteca.ufc.br/pt/servicos-e-produtos/ficha-catalografica/
- Os trabalhos devem ser apresentados de acordo com as normas de documentação e informação da ABNT. As bibliotecas oferecem serviço de orientação quanto à normalização dos trabalhos. Consulte também o Guia de Normalização da UFC, disponível no link https://biblioteca.ufc.br/pt/servicos-e-produtos/normalizacao-de-trabalhos-academicos/
- Contato do Repositório que atende o PPGCOM-UFC caso tenha dúvidas sobre formatação e normalização dos trabalhos: repositoriobccp@ufc.br
Fluxo da entrega do trabalho
- O aluno solicita à secretaria do PPGCOM que efetue o depósito do seu trabalho no Repositório Institucional (RI), de acordo com os formatos especificados. Encaminhar junto com a versão final para a secretaria do PPGCOM o arquivo aqui linkado preenchido com os dados do seu trabalho em formato word, por favor, cuidado com o correto preenchimento, baixe o arquivo aqui;
- A secretaria cadastra o trabalho no RI e submete à biblioteca;
- Verificando-se que a normalização está de acordo com as normas da ABNT, a biblioteca libera o trabalho para acesso público;
- Nos casos em que o depósito da versão final é rejeitado pela Biblioteca, o aluno receberá um email da equipe do RI informando o que precisa ser corrigido antes de solicitar uma nova submissão.
OBS: Segundo a Portaria nº 206, de 4 de setembro de 2018, os bolsistas da Capes devem, obrigatoriamente, inserir nos agradecimentos a seguinte nota: “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001″, para trabalhos em português, ou “This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001″, para trabalhos em inglês.
Não compete às equipes de secretaria dos PPGs realizar análise de formatação e revisão dos trabalhos entregues, quaisquer dúvidas sobre o assunto devem ser encaminhadas às equipes das bibliotecas.
Atenção
No seu trabalho deverá ser citada a área de Concentração do PPGCOM-UFC, por favor, não confundir área de concentração com a linha de pesquisa.
Área de concentração: Meios e Processos Comunicacionais
Exemplo:
Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará, como requisito à obtenção do título de Doutor em Comunicação. Área de concentração: Meios e Processos Comunicacionais.
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará, como requisito à obtenção do título de Mestre em Comunicação. Área de concentração: Meios e Processos Comunicacionais.
Normalização de trabalhos acadêmicos
É o serviço de apoio aos usuários na aplicação das normas da ABNT para a apresentação de trabalhos acadêmicos, como elaboração da folha de rosto, do sumário, das seções primárias e secundárias, da paginação e das referências bibliográficas. Consulte o bibliotecário da biblioteca de seu curso.
Guias de Normalização da UFC
Os Guias de Normalização da UFC apresentam os requisitos a serem adotados na normalização dos trabalhos de conclusão de curso (TCC), monografias, dissertações e teses, assim como artigos científicos produzidos na UFC, de forma a facilitar seu entendimento e emprego. Estão de acordo com as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A utilização dos Guias foi aprovada pela Resolução Nº 17/CEPE (PDF 25KB), que estabelece normas para disciplinar a normalização de trabalhos acadêmicos na Universidade.
- Guia de Normalização de Trabalhos Acadêmicos (versão em PDF)
- Guia de Normalização de Artigo em Publicação Periódica Científica (versão em PDF)
- Guia de Normalização para Elaboração de Citações (versão em PDF)
- Guia de Normalização para Elaboração de Referências (versão em PDF)
- Guia de Normalização de Projetos de Pesquisa (versão em PDF)
Tabelas de dados numéricos
Normas de apresentação tabular do IBGE: orientam a elaboração de tabelas de dados numéricos. Seu uso é indicado pela ABNT.
Ficha catalográfica
Utilize a ferramenta online Catalog! para elaborar a ficha catalográfica de seu trabalho acadêmico, gerando-a em arquivo PDF, disponível para download e/ou impressão.
Geradores de referências
As ferramentas a seguir produzem automaticamente referências bibliográficas:
Templates
Consulte os templates oferecidos como suporte para a elaboração de trabalhos acadêmicos. Indicamos fortemente o uso dos templates produzidos pela biblioteca.
Tutoriais
Consulte os tutoriais oferecidos como suporte para a elaboração de trabalhos acadêmicos.
Ferramentas
Acesse em Ferramentas para pesquisadores outros recursos para a normalização de trabalhos acadêmicos, como gerenciadores de referências, gerenciadores bibliográficos e encurtador de URL.
Ficha Catalográfica
Com o objetivo de dinamizar o processo envolvido no serviço de catalogação na publicação, a Comissão de Normalização do Sistema de Bibliotecas da UFC disponibiliza o Módulo de Elaboração de Fichas Catalográficas. A ferramenta foi desenvolvida pelo Bibliotecário Felipe Ferreira da Silva, do Campus da UFC em Crateús, a partir do código fonte disponibilizado pela Biblioteca do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP.
A Catalogação na Publicação (ficha catalográfica) é um elemento obrigatório dos trabalhos acadêmicos. Descreve de forma detalhada as informações bibliográficas de uma publicação, como autoria, título, editora, ano de publicação, ISBN/ISSN e assuntos, em conformidade com as regras do Código de Catalogação Anglo-Americano (Anglo-American Cataloguing Rules – AACR2). A ficha catalográfica será gerada de acordo com os dados digitados pelos usuários da ferramenta, os quais terão total responsabilidade sobre as informações apresentadas na mesma.
Requisitos
Acessando o Módulo de Elaboração de Fichas Catalográficas, o aluno precisa apenas preencher corretamente os campos do programa com os dados do seu trabalho acadêmico. Antes de acessar a ferramenta, é importante consultar o tutorial de elaboração da ficha catalográfica (veja abaixo), pois o modo como os dados forem digitados no sistema irá interferir no resultado final da apresentação da ficha.
A ficha catalográfica será gerada em um arquivo PDF, disponível para download e/ou impressão, e deve constar no verso da folha de rosto dos trabalhos acadêmicos defendidos na UFC; na versão eletrônica, vem logo após a folha de rosto.
Tutoriais:
- Como elaborar sua ficha catalográfica;
- Como inserir a ficha catalográfica em seu trabalho (em Word) (em PDF).
Guia de Tutoriais
Mini Guia das Bibliotecas (PDF 1,62 MB): apresenta a estrutura, os serviços e recursos informacionais oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas da UFC, de forma simples e objetiva.
Pergamum e Consulta ao Acervo (impresso e digital)
- Classificação Decimal de Dewey (CDD) Explicada (PDF 568 KB)
- Como localizar livros na estante (PDF 753 KB)
- Meu Pergamum (4 MB)
- Pesquisa Novas Aquisições (PDF 345 KB)
Ferramentas para pesquisadores
- Currículo Lattes: instruções de preenchimento (PDF 2,39 MB)
- Criação de formulários no Google (PDF 771 KB)
- DMPonline (PDF 3,76 MB)
- DMPtool (PDF 4,86 MB)
- Evernote (PDF 6,45 MB)
- Open Researcher and Contributor IDentifier – ORCID (PDF 3,81 MB)
- Periódicos Qualis (Plataforma Sucupira) (PDF 2 MB)
- Publons (PDF 3,51 MB)
- StreamYard: interface de convidado (PDF 1,46 MB)
Normalização
- Como paginar um trabalho acadêmico no Word (PDF 2 MB)
- Como paginar um trabalho acadêmico no OpenOffice (PDF 497 KB)
- Configuração de seções, sumário e bookmarks no MS Word (PDF 9 MB)
- Introdução ao Mendeley (PDF 4,98 MB)
- Mendeley: apresentação para novos usuários (PDF 2,51 MB)
- Utilizando o Endnote Web (PDF 1 MB)
Periódicos Capes
- Guia rápido do Portal de Periódicos da Capes (PDF 2,33 MB)
- SciFinder: cadastro de usuário
- Utilizando o aplicativo para celular do Portal de Periódicos da Capes (PDF 618 KB)
- Treinamentos online do Portal da Capes: como acessar a sala de conferências (PDF 149 KB)
ISBN e ISSN
- Orientações para solicitar ISBN e ISSN (PDF 228 KB)
Observação: Essa página contém links externos, caso algum link não esteja funcionando informar à secretaria do PPGCOM.