Assinatura Eletrônica do GOV.BR – Saiba como usar (tutorial)

Data de publicação: 11 de maio de 2022. Categoria: Notícias

Segue uma dica de utilidade publica, para que você nunca mais precise imprimir para assinar nada, você pode fazer tudo eletronicamente direto no PDF com validade legal.

Assinatura Eletrônica do GOV.BR

O que é e para que serve?

assinatura eletrônica permite que você assine um documento em meio digital a partir da sua conta gov.br. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020.

Quem pode usar o serviço:

Para utilizar o serviço da assinatura digital do gov.br, você precisa ter uma conta validada por:

• Reconhecimento facial realizada pelo aplicativo gov.br. (Baixar aqui)
  • Bancos credenciados;
  • Certificado digital;

Verifique aqui se sua conta no gov.br está validada para utilizar a assinatura digital.

Conheça as etapas para a realização deste serviço

• Etapa 1

Acesse o Portal de Assinatura Eletrônica utilizando a sua conta gov.br

Certifique-se de que sua conta gov.br está validada para realizar a assinatura digital.

Caso você não tenha uma conta gov.br: acesse o portal gov.br e crie uma conta “prata” ou “ouro” (saiba mais).

• Etapa 2

Faça o login na sua conta gov.br usando seu CPF e senha

Após o login, você será direcionada para a tela de “Assinatura de documento”

• Etapa 3

Adicione o arquivo que será assinado

Clique em “Escolher arquivo” e selecione um arquivo do computador, celular ou tablet. Os arquivos devem ter extensão .doc.docx.pdf, ou .odt.

• Etapa 4

Escolha o local da sua assinatura no documento

Clique no documento para definir onde sua assinatura vai ser posicionada. Em seguida, clique em “Assinar digitalmente” para validar a assinatura

• Etapa 5

Valide sua assinatura

Na janela dos Provedores de Assinatura, clique em “usar gov.br”. Em seguida, insira o código enviado para o seu celular.
Você verá uma mensagem de sucesso e será direcionado para a página de onde poderá baixar o documento assinado.

• Etapa 6

Baixe o documento assinado

Clique em “Baixar arquivo assinado” para baixar o arquivo .pdf para seu computador, celular ou tablet.

• Etapa 7

Consultar assinatura do documento

Acesse o portal de assinaturas e adicione um arquivo que já foi assinado. As assinaturas serão listadas próximas ao documento, no campo “Assinado digitalmente por”.

Também é possível consultar as assinaturas do documento no “Painel de Assinaturas” do Acrobat Reader ou de outros leitores de pdf.

Como fazer Assinatura Digital gov.br gratuita

Link para assinar documentos: http://assinador.iti.br/

Link para criar sua conta gov.br: https://sso.acesso.gov.br/

App gov.br: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica/baixar-app-govbr

Passo a Passo do Aplicativo até o documento assinado!

0:00 Introdução

0:15 Baixando e logando no app