Consórcio de 12 PPGs oferece disciplina sobre transformações no jornalismo

Data de publicação: 14 de maio de 2021. Categoria: Aluno Especial, Notícias

É fato que o jornalismo está em constante transformação. Mas elas estão chegando num ritmo cada vez mais acelerado! Para tentar captar os cenários das transformações no jornalismo, 12 programas de pós-graduação da área (UFC, UEPG, UFRR, USP, UFMG, UFPI, UFMS, UFPB, UFMT, UFG, UFMA, UFS) se articularam para oferecer a disciplina ‘Transformações no mundo do trabalho da(o)s jornalistas”, que começa dia 19 de maio e finaliza dia 2 de setembro. As matrículas para estudantes especiais (de qualquer PPG do país) já estão abertas (https://ppgcom.ufc.br/pt/edital-no-01-2021-selecao-de-aluno-especial-para-o-semestre-2021-1/), e seguem até dia 16 de maio. A disciplina será realizada sempre às quartas-feiras, de 18h30 às 20h30.

A proposta da disciplina é oferecer 13 painéis temáticos que vão tentar captar essas transformações. As temáticas são:

1) Reflexos da pandemia na produção do jornalismo;

2) As crises e o jornalismo: da dimensão econômica à crise de legitimidade e confiança;

3) Precarização e plataformização do trabalho de jornalistas;

4) A disseminação de informações não jornalísticas de expressão noticiosa;

5) Gêneros jornalísticos e hibridização de conteúdos;

6) A qualificação das audiências;

7) O papel das fontes na coprodução de notícias;

8) Pode o subalterno falar? Desterritorializações críticas no jornalismo;

9) Desigualdades de gênero e raça na construção da cultura jornalística;

10) A feminização no jornalismo e as transformações no mercado de trabalho;

11) As alternativas de modelos de negócios;

12) A cultura colaborativa remota;

13) Desafios formativos em Jornalismo.

Outros esclarecimentos podem ser feitos encaminhando mensagem pra edgard@ufc.br.