DEFESA: A RELAÇÃO DE APROPRIAÇÃO DO CORPO NOS QUADRINHOS E NO CINEMA DE FICÇÃO CIENTÍFICA CYBERPUNK NOS ESTADOS UNIDOS E JAPÃO – 09/06 14H

Data de publicação: 9 de junho de 2020. Categoria: Defesas, Notícias
O PPGCOM|UFC convida para a defesa online do aluno Lucas Bernardo Reis, abaixo os dados da defesa. Ao entrar na sala deixe seu microfone desligado.
Tipo da banca: Defesa – Mestrado
Local: Videoconferência Online – Link: https://meet.google.com/kki-jjzm-ipi
Data: 09/06/2020
Horário: 14h
Título: A RELAÇÃO DE APROPRIAÇÃO DO CORPO NOS QUADRINHOS E NO CINEMA DE FICÇÃO CIENTÍFICA CYBERPUNK NOS ESTADOS UNIDOS E JAPÃO
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar a temática cyberpunk e suas manifestações possíveis em produtos culturais dos EUA e Japão. Consiste em considerar que é possível interpretar nas obras relações entre trabalhos anteriores a partir do processo de apropriação (Julie Sanders), que diz respeito ao trabalho de criação ou complemento de novas obras a partir de conceitos trabalhados em obras originais. Assim, pretendemos analisar como o tema “corpo” é apropriado nos quadrinhos e no cinema sobre cyberpunk nos Estados Unidos e no Japão, através de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com orientação analítico-explicativa, mediante análise fílmica e quadrinistica das obras Blade Runner, Tetsuo, “The Long Tomorrow” e do estilo artístico e de mangás ero-guro. A interpretação do material seguiu os ensinamentos das análises fílmica (Jacques Aumont e Michel Marie) e quadrinistica (Barbara Postema). O processo de apropriação proporciona dois tipos de corpo, um em cada cyberpunk, o corpo ciborgue e o corpo pós-humano e eles são apresentados de formas específicas em cada ambiente. Ao final, podemos identificar uma primeira indicação de dois tipos de cyberpunk a partir da representação do corpo, o que nos indica que outros temas podem mudar significativamente de abordagem em cada cultura.
Palavas-Chave: Cyberpunk. Apropriação. Corpo. Cinema. Histórias em quadrinhos.