Requisitos

  • O aluno deverá encaminhar a versão final do trabalho aprovada pelo orientador e previamente autorizado pela equipe de revisão de formatação da biblioteca para a secretaria do PPGCOM, através do email secretaria.ppgcom@ufc.br com o título de email “Entrega de versão final + nome do discente”
  • Encaminhar junto com a versão final para a secretaria do PPGCOM o arquivo aqui linkado preenchido com os dados do seu trabalho em formato word, baixe o arquivo aqui;
  • Entregar o trabalho exclusivamente em formato eletrônico PDF/A , em um arquivo único em PDF/A (da capa aos anexos); (tem que ser PDF/A e não simplesmente em formato PDF, há sites gratuitos que fazem essa conversão ou entre em contato com a Biblioteca)
  • A folha de aprovação deve obrigatoriamente estar sem as assinaturas dos membros da banca avaliadora para divulgação nos repositórios digitais da UFC;
  • A catalogação na publicação (ficha catalográfica) é elemento obrigatório nos trabalhos acadêmicos e pode ser elaborada pelo próprio aluno por meio do Módulo de Elaboração de Fichas Catalográficas, disponível no site da Biblioteca Universitária, através do link https://biblioteca.ufc.br/pt/servicos-e-produtos/ficha-catalografica/
  • Os trabalhos devem ser apresentados de acordo com as normas de documentação e informação da ABNT. As bibliotecas oferecem serviço de orientação quanto à normalização dos trabalhos. Consulte também o Guia de Normalização da UFC, disponível no link https://biblioteca.ufc.br/pt/servicos-e-produtos/normalizacao-de-trabalhos-academicos/
  • Contato do Repositório que atende o PPGCOM-UFC caso tenha dúvidas sobre formatação e normalização dos trabalhos: repositoriobccp@ufc.br 

Fluxo da entrega do trabalho

  • O aluno já poderá entrar em contato com o Repositório que atende o PPGCOM-UFC caso tenha dúvidas sobre formatação e normalização dos trabalhos e já verificar se o arquivo do seu trabalho de encontra dentro do exigido para o depósito, basta enviar email com o arquivo para e pedir para eles checarem a normalização e a formatação do trabalho: repositoriobccp@ufc.br 
  • Havendo o aval da equipe que checa a formatação e normalização dos trabalhos, o arquivo deverá ser encaminhado para a secretaria do curso;
  • O aluno solicita à secretaria do PPGCOM que efetue o depósito do seu trabalho no Repositório Institucional (RI), de acordo com os formatos especificados. Encaminhar junto com a versão final para a secretaria do PPGCOM o arquivo aqui linkado preenchido com os dados do seu trabalho em formato word, baixe o arquivo aqui;
  • A secretaria cadastra o trabalho no RI e submete à biblioteca;
  • Verificando-se que a normalização está de acordo com as normas da ABNT, a biblioteca libera o trabalho para acesso público;
  • Nos casos em que o depósito da versão final é rejeitado pela Biblioteca, o aluno receberá um email da equipe do RI informando o que precisa ser corrigido antes de solicitar uma nova submissão.

OBS: Segundo a Portaria nº 206, de 4 de setembro de 2018, os bolsistas da Capes devem, obrigatoriamente, inserir nos agradecimentos a seguinte nota: “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001″, para trabalhos em português, ou “This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001″, para trabalhos em inglês.

Não compete às equipes de secretaria dos PPGs realizar análise de formatação e revisão dos trabalhos entregues, quaisquer dúvidas sobre o assunto devem ser encaminhadas às equipes das bibliotecas.