INSCRIÇÃO PARA ALUNO ESPECIAL 2020.2 UNESP SOMENTE DIA 09/09

Data de publicação: 8 de setembro de 2020. Categoria: Aluno Especial, Edital, Notícias

Instruções para inscrição 2º semestre 2020 FAAC UNESP

Datas para inscrição: 09/09/2020 – APENAS AMANHÃ

Procedimentos para inscrição

1- Acessar o link abaixo:

Quero me inscrever como aluno especial

Após a efetivação da inscrição o candidato receberá um e-mail com as informações do link, login e senha para acesso ao upload de documentos.

2 – Anexar o documento abaixo solicitado por meio de upload de arquivos no formato PDF (Portable Document Format) no campo correspondente:

– Arquivo em PDF do currículo lattes.

Resultado da seleção:

Consultar nesta página a lista de aprovados que estará disponível em 11/09/2020

DISCIPLINAS 2º SEMESTRE 2020
Início das aulas:  14/09/2020
Término das aulas: 18/12/2020
1. DISCIPLINA: Teorias da comunicação
DOCENTE: Laan Mendes de Barros
DIA DA SEMANA: quartas-feiras
HORÁRIO: 14h – 18h
EMENTA: Questões epistemológicas da Comunicação: delimitação do campo e especificidade do objeto de estudo. Revisão de correntes teóricas da Comunicação Social, desde uma perspectiva dialética: da sociedade de massas à sociedade em rede. As correntes teóricas fundadoras do pensamento comunicacional contemporâneo: a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, o Funcionalismo norte-americano e o confronto entre “apocalípticos e integrados”. Noções de Semiologia e Teoria da Informação: influências matemáticas e econômicas no estudo da Comunicação. O Estruturalismo e a Análise de Discurso: a ênfase na mensagem e nos produtos midiáticos. Os Estudos Culturais e a Estética da Recepção: identidades e mediações culturais. O Pensamento Comunicacional Latino-Americano: hibridações culturais. A Cibercultura e a Comunicação na sociedade em rede: as tecnologias digitais do mundo contemporâneo
2. DISCIPLINA: Comunicação, consumo e linguagem
DOCENTE: Lucilene dos Santos Gonzales
DIA DA SEMANA: terças-feiras
HORÁRIO: 14h – 18h
EMENTA: Debate plural sobre os paradigmas em transformação na relação comunicação-consumo, à luz de teorias transdisciplinares para a reflexão crítica sobre esse binômio que alicerça sociedades, culturas, engendra imaginários e produtos midiáticos. Os sentidos construídos nos processos de comunicação voltados ao mundo do consumo sob a mediação sígnica das mensagens publicitárias, bem como das estratégias e lógicas mercadológicas.
3. DISCIPLINA: Comunicação, cidadania e movimentos sociais
DOCENTE: Caroline Kraus Luvizotto
DIA DA SEMANA: quintas-feiras
HORÁRIO: 14h – 18h
EMENTA: Comunicação na perspectiva sociológica. Cidadania. Participação e participação online. Movimentos sociais e ativismo. Comunicação e mobilização política e social. Comunicação e visibilidade de movimentos sociais.

4. DISCIPLINA: Media literacy e a gestão do conhecimento midiático: do consumidor ao cidadão
DOCENTE: Roseane Andrelo
DIA DA SEMANA: segundas-feiras
HORÁRIO: 14h – 18h
EMENTA: A centralidade das Tecnologias de Informação e Comunicação na sociedade e a consequente necessidade de preparar as pessoas para o uso crítico e criativo das TICs. Políticas e programas de inclusão tecnológica: a formação do cidadão e não do consumidor. Integração entre educação, tecnologia e cidadania, visando a transformação social. Exemplos de políticas e programas que visam promover a capacidade de acesso, produção e gestão dos meios.
5. DISCIPLINA: Mutações estéticas e políticas das imagens em movimento: saberes constituídos, poderes disciplinares e formas audiovisuais
DOCENTE: Arlindo Rebechi Junior
DIA DA SEMANA: sextas-feiras
HORÁRIO: 14h – 18h
EMENTA: As experiências visuais e audiovisuais sob o domínio dos saberes e do poder. As formulações do olhar moderno e as experiências do cinema e do audiovisuais, em geral. As experiências da modernidade e as formas de construção do observador. Cultura visual, modelos de visão subjetiva e o estatuto da atenção. A constituição dos dispositivos de mídias ópticas e as técnicas do observador. As primeiras experiências do cinema e os modelos de regulação e normatização da narração. Saberes constituídos, poderes disciplinares e as variedades de formas audiovisuais: descontinuidades históricas, formas de adesão e resistência política.