Seminário Interno de Pesquisa 2020 PPGCOM/UFC – Chamada

Data de publicação: 11 de novembro de 2020. Categoria: Eventos, Notícias, Seminário Interno de Pesquisa

Evento acontecerá dia 16 de dezembro, no formato virtual, possibilitando à(o)s estudantes a análise e divulgação do estágio atual de suas pesquisas.

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC) lança o chamamento público para a participação do corpo discente e docente no Seminário Interno de Pesquisa de 2020.  O evento acontecerá no dia 16 de dezembro deste ano e será realizado no formato virtual. Entre os objetivos da atividade estão a possibilidade de garantir uma maior aproximação da comunidade acadêmica com a sociedade, proporcionar à(o)s estudantes a análise e divulgação do estágio atual de suas pesquisas e reforçar a participação acadêmica da Universidade Federal do Ceará na pesquisa em Comunicação.

Este ano as atividades acontecerão de forma síncrona e assíncrona. Para a programação síncrona teremos bate-papos com grupos de pesquisa do PPGCOM/UFC, contando também com a participação de convidados de grupos de pesquisa de outros Programas de Pós-Graduação do Brasil. Os debates serão virtuais e poderão ser acompanhados mediante inscrição. Já as atividades assíncronas corresponderão às apresentações dos trabalhos dos alunos do PPGCOM/UFC. Nesta edição do Seminário Interno, e em virtude da pandemia, não teremos apresentações dos trabalhos em tempo real. Assim, a(o)s participantes deverão enviar os seus relatos de pesquisa para o e-mail sippgcom2020@gmail.com para que, posteriormente, o material seja disponibilizado no site oficial do PPGCOM/UFC.

Assim como em edições anteriores do Seminário Interno de Pesquisa, a(o)s estudantes deverão entrar em contato com pesquisadora(e)s que dialoguem com suas questões de investigação e possam elaborar pareceres para os relatos de pesquisa apresentados. Em breve, disponibilizaremos no site do PPGCOM/UFC uma lista de pesquisadora(e)s egressos do Programa que poderão atuar como pareceristas para os trabalhos de Mestrado e Doutorado. É importante que o participante ao receber o texto com o parecer da(o) pesquisador(a) convidada(o) possa encaminhar o material para o e-mail sippgcom2020@gmail.com. O objetivo é que a Comissão Organizadora tenha em mãos tanto o relato da(o) estudante quanto o respectivo parecer, facilitando a divulgação da produção acadêmica no site do Programa.

Cronograma

• 23/11/2020 – Data final para o envio dos relatos expandidos para o e-mail da comissão organizadora (sippgcom2020@gmail.com), bem como para a(o) responsável pelo parecer do trabalho.
  • 14/12/2020 – Data final para o recebimento dos pareceres produzidos pela(o)s pesquisadora(e)s convidada(o)s.
  • 16/12/2020 – Realização do evento (debates virtuais e disponibilização dos trabalhos no site do PPGCOM/UFC).

Orientações para a produção do Relato Expandido

O relato expandido deverá seguir as seguintes orientações:

1) Estrutura do texto: no mínimo 05 e no máximo 10 laudas (Times New Roman, 12, espaçamento 1,5);

2) Divisão por tópicos:

*Introdução – apresentação da temática da pesquisa, do objeto de pesquisa e das questões da pesquisa;

*Estado do desenvolvimento da pesquisa – referencial teórico até agora construído, perspectivas metodológicas;

*Considerações Finais – próximos passos da pesquisa, incluindo questões e dúvidas que ainda perpassam o desenvolvimento da pesquisa;

*Referências bibliográficas – indicação das leituras já realizadas.

OBS: a(o) estudante que achar necessário poderá enviar para a(o) parecerista e para a comissão organizadora um vídeo, de até 10 minutos, apresentando o seu trabalho. O envio do vídeo não é obrigatório.

Mais informações: sippgcom2020@gmail.com